Ano após ano, as criptomoedas têm apresentado um crescimento significativo, tanto em valor de mercado quanto na quantidade de investidores ativos
As criptomoedas têm se consolidado como um dos ativos mais comentados, discutidos e buscados dos mercados financeiros nos últimos anos. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, apontou que 12% dos investidores em todo mundo têm criptomoedas em suas carteiras de investimentos.
A pesquisa não apenas apresenta números importantes a respeito da adoção das criptomoedas, mas reforça a importância que essa classe de ativos tem conquistado no mercado financeiro ao redor de todo o mundo.
Número crescente de investidores
A pesquisa apontou que 12% dos investidores do mundo possuem criptomoedas, o número pode parecer modesto, mas considerando que as criptomoedas existem há apenas pouco mais de uma década, o número é extremamente significativo. Além de apontar para um crescimento rápido do mercado.
Demografia diversificada
A pesquisa mostrou também que não há um padrão de investidores, eles são diversos em termos de idade, gênero e classe econômica, o que demonstra grande aceitação dos mais diversos tipos de públicos.
Característica do investidor
Um dado relevante da pesquisa é sobre o tipo de investidor que opta por entrar no mercado cripto. De acordo com o estudo, os investidores que aplicam em criptomoedas, são investidores que, no mercado acionário, costumam adotar a estratégia de Buy and Hold, conhecidos por estudarem a fundo os fundamentos do ativo, e que, cientes deles, seguram os ativos mesmo em momentos de forte oscilação.
Motivações dos investidores
A pesquisa revelou que os investidores tinham diversas motivações para investirem em criptomoedas, como a expectativa pelos altos retornos apresentados, interesse e afinidade com tecnologia e a procura por bons investimentos como forma de diversificação de seus investimentos.
Por que este tipo de ativo tem ganhado tanto destaque?
Descentralização
As criptomoedas surgiram para ser uma forma de dinheiro e de realizar transações financeiras de maneira totalmente descentralizada, ou seja, sem as interferências de empresas ou governos, que é comum nas moedas fiduciárias oficiais dos países.
O fato de não estar diretamente ligada às oscilações dos governos ou as decisões econômicas tem atraído muitos investidores.
Alto retorno
Historicamente as criptomoedas entregam grande retorno financeiro para seus investidores, além disso tem um enorme potencial de crescimento para ser explorado. Muitos investidores têm conquistado grandes retornos com a valorização de ativos como o Bitcoin e Ethereum, por exemplo.
Diversificação da carteira
Outro importante fator é a busca por diversificar a carteira de investimento, prática extremamente importante na proteção do patrimônio. Por ser uma classe de ativos que não está diretamente relacionada aos mercados tradicionais, as criptomoedas cumprem um papel importantíssimo para diversificação do portfólio de investimentos.
Investir em criptomoedas é uma decisão que envolve diversos fatores e é muito importante que o investidor conheça sobre o seu perfil de investimentos. De toda forma, é certamente um excelente tipo de investimento e investir pode ser simples, qualquer pessoa pode fazê-lo através de corretoras de criptomoedas.