O câncer de pele é um crescimento anormal que ocorre nas células da pele. Em muitos casos, geralmente se desenvolve em áreas expostas ao sol. No entanto, também pode ocorrer em áreas que geralmente são cobertas pelos raios solares. Mas quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de pele?
De fato, muitas vezes, o tipo de câncer de pele geralmente é do tipo não melanoma; o que significa que é benigno.
Existem vários fatores, como danos à camada de ozônio e a falta de cuidados diários, que podem aumentar as chances de sofrer dessa doença.
O que pode causar câncer de pele?
Existem várias razões pelas quais o câncer de pele pode ocorrer. Entre os principais estão:
Radiação ultravioleta
A intensidade da luz produzida pelo sol pode causar câncer de pele se você tiver alta exposição. Especialmente naquelas horas em que o sol é mais intenso e a pele não está protegida.
Raios UV artificiais
Lâmpadas ou cabines de bronzeamento são outro tipo de fonte UV que aumenta as chances de câncer de pele não melanoma. De acordo com pesquisas realizadas por especialistas, o bronzeamento interno e externo pode ser arriscado para a saúde da pele.
Produtos químicos
Ficar exposto por um longo tempo a produtos químicos como: tabaco, fuligem, arsênio, parafina, cromo alcatrão industrial e alguns óleos minerais pode afetar a pele. Da mesma forma, existem muitos outros fatores que podem influenciar a causa do câncer.
Patologia da xerodermia
Este é um tipo de patologia que geralmente é rara. Xeroderma pigmentosa diminui a capacidade de reparar o DNA, o que impede a regeneração da pele. As pessoas com esta doença desenvolvem um grande número de tumores de pele, mesmo desde cedo.
Tipos de câncer de pele
Existem muitos tipos de câncer de pele. Aqui estão os mais comuns:
Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular também é conhecido como câncer basocelular. É um tipo de tumor de crescimento lento e geralmente não se espalha para outras áreas do corpo, se tratado precocemente.
A principal razão pela qual esse tipo de câncer pode ser gerado é por causa da alta exposição solar por muitos anos. Aqueles que são mais suscetíveis a tumores malignos da pele são aqueles que têm olhos e pele claros, como loiras ou ruivas.
Carcinoma espinocelular
Desenvolve-se nas camadas superiores da epiderme e pode aparecer em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço e mãos; também pode aparecer em úlceras de pele ou cicatrizes.
Pessoas de pele clara que permanecem em exposição solar crônica podem estar em maior risco de desenvolver esse tipo de carcinoma. Na maioria dos casos, esse câncer é benigno; mas o diagnóstico e o tratamento precoces são necessários para evitar danos teciduais e sua expansão para os linfonodos.
Melanoma
O melanoma é o tipo de câncer maligno que se desenvolve a partir de células de melanócitos que são as células responsáveis por dar o pigmento à pele. De todos os tipos de câncer, esta é a causa da maioria das mortes, pois pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo, incluindo órgãos vitais.
Os melanomas podem se desenvolver em qualquer lugar do corpo; muitas vezes ocorre nas áreas mais expostas ao sol, mas também naqueles lugares que geralmente são cobertos por roupas.
Um melanoma pode começar como uma mancha, como um nódulo pigmentado de aparência incomum e também na pele de aparência normal.
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de pele?
A maioria das pessoas com melanoma é curada com a cirurgia inicial. A taxa de sobrevida em 5 anos indica a porcentagem de pessoas que vivem pelo menos 5 anos após a detecção do câncer. A sobrevida em 5 anos para todas as pessoas com melanoma cutâneo, a partir do momento do diagnóstico inicial, é de 93%.
A sobrevida global em 5 anos depende da espessura do melanoma primário, do possível envolvimento dos linfonodos e da possível disseminação do melanoma para locais distantes. Os linfonodos são pequenos órgãos em forma de ervilha que ajudam a combater infecções.
Para pessoas com “melanoma fino”, cuja espessura não excede 1 milímetro, que não se espalhou para linfonodos ou outros locais distantes, a sobrevida em 5 anos é de 99%. No entanto, para pessoas com melanoma mais espesso, a sobrevida em 5 anos pode ser de 80% ou mais.
A taxa de sobrevivência em 5 anos para pessoas cujo melanoma se espalhou para linfonodos próximos é de 68%.
No entanto, esse número é diferente em cada paciente e depende do número de linfonodos envolvidos, do número de tumores nos linfonodos envolvidos e das características do melanoma primário (como espessura e presença ou ausência de ulceração).
Se o melanoma se espalhou para partes distantes do corpo, a taxa de sobrevivência é menor, em torno de 30%.