Os gatos são incríveis companheiros e podem ser excelentes animais de estimação, ainda mais por possuírem natureza tranquila. E, sim, gatos também são afetuosos. Por mais que pareçam superindependentes, eles também requerem atenção e certos cuidados para que a saúde plena e a felicidade deles sejam garantidas. Por isso, é muito importante que os tutores se mantenham sempre atentos aos sinais que seus felinos estão dando dentro de casa.
Assim como os cachorros, os gatos precisam de cuidados especiais, como ração de qualidade, atividades físicas regulares, espaço seguro e estimulante, entre outros detalhes do dia a dia, como, por exemplo, uma fonte de água sempre fresquinha. Além disso, se o seu gato é mais assustado e gosta de ter o próprio cantinho, vale a pena investir em uma toca para gatos, assim ele vai se sentir ainda mais seguro.
Além disso, os felinos costumam dar pequenos sinais de que as coisas não estão bem, e é nesses sinais que você deve prestar atenção. Conhecer o comportamento do seu gato é o ponto central para que você possa cuidar dele da melhor maneira, entendendo quando ele está realmente com um problema ou quando ele simplesmente quer ficar deitado, de preferência em lugares inusitados.
Abaixo, você confere uma série de dicas que com certeza vão te ajudar a cuidar corretamente do seu gatinho de estimação.
Leve-o ao veterinário
Lembre-se de sempre levar o seu gato ao veterinário para consultas regulares. Afinal, respeitar o espaço deles não significa que você deve deixar de cuidar deles. Gatos são suscetíveis a determinadas enfermidades, como qualquer outro animal, mas a boa notícia é que você pode deixar seu bichano longe delas. Faça visitas periódicas ao veterinário, principalmente para a realização de exames, e mantenha as vacinas todas em dia.
Castre o seu gato
A castração também é um dos cuidados que devemos ter com os gatinhos, principalmente se você é tutor de um macho. Eles tendem a ficar mais tranquilos e não saem procurando por parceiras. As fêmeas também ficam mais tranquilas e suas saídas também reduzem consideravelmente.
Sempre ofereça água e comida fresca
A maioria dos gatos costuma ser bem exigente quando o assunto é água e comida, então esteja atento a isso. Diferente dos cachorros que comem quase tudo, os felinos são mais seletivos e não gostam de comida que não seja fresca. Tome cuidado para não acabar oferecendo comida demais. Além disso, os gatinhos preferem beber água corrente, sempre limpa e fresca. Não se surpreenda caso ele peça para você abrir a torneira. Então, a dica é ter vários potinhos de água distribuídos pela casa.
Mantenha o banheiro limpo
Uma facilidade que se tem ao ter um gato de estimação é que você necessita apenas apresentar para ele uma caixinha de areia, que é onde ele vai fazer as necessidades. Você não precisa sair de casa para que ele possa fazer isso, mas é necessário ter atenção e manter as caixinhas sempre limpas. Os gatos são muito higiênicos, assim, disponibilize pelo menos duas caixas para ele.
Brinque com o seu gato
Apesar de parecerem preguiçosos e adorarem dormir, os gatinhos também gostam de brincar e precisam disso todos os dias. Qualquer coisa pode servir de brinquedo para um gato, mas procure aqueles que são leves e pequenos. Os felinos são supercuriosos, então, use isso a seu favor e brinque com ele de esconder e achar. Mas sempre com muito cuidado, hein?!
Escove o seu gato regularmente
Você não precisa se preocupar em dar banhos no seu gato, já que eles dedicam horas do dia para lamber o próprio pelo. Com esse hábito, é comum que eles acabem engolindo uma grande quantidade de pelos, por isso a escovação é importante. Isso mantém eles ainda mais limpos e também reduz as bolas de pelos.