Hoje em dia muito se fala de nicho de mercado, principalmente no mundo virtual, apesar de existir também no marketing offline. Mas o que é nicho de mercado?
Para ajudar você a entender mais sobre o que é nicho de mercado, nós preparamos o artigo de hoje com tudo o que você precisa saber. Ficou interessado? Então acompanhe agora mesmo!
O que é um nicho de mercado?
Uma das perguntas que mais recebemos aqui no blog é: “o que é nicho no marketing digital?” Bom, vamos responder isso agora mesmo!
Nicho é um termo usado em marketing e que significa uma parte pequena e definida do mercado. Assim sendo, dentro de um nicho de mercado, existem muito poucos fornecedores de produtos, portanto, há menos concorrência.
Um nicho de mercado surge quando uma empresa oferece produtos ou serviços que atendem às necessidades específicas dos consumidores.
Segundo a agência de tráfego pago QMIX Digital, embora esses mercados sejam muitas vezes pequenos, há uma demanda para o produto e, além disso, existem poucos fornecedores, de forma que a concorrência é baixa e você pode economizar em certas despesas.
Quais os nichos de mercado mais populares?
Marketing digital
O primeiro nicho mais popular nos dias de hoje é o marketing digital. Isso porque é necessário ter conhecimento sobre isso para iniciar qualquer negócio online. Nesse tema pode ser incluído conteúdo sobre plugins, widgets e SEO.
Tecnologia
Em segundo lugar estão os blogs com temas tecnológicos. Blogs que fornecem posts sobre tecnologia são muito populares entre os blogueiros. Isso porque esse tema está cada vez mais presente em nossa vida.
Saúde
A razão pela qual o nicho saúde está crescendo nos últimos anos é porque muitas pessoas estão procurando e precisando de ajuda no assunto.
Nesse nicho é possível explorar, por exemplo, o uso da cadeira ergonômica para a coluna. Como cada vez mais pessoas estão trabalhando na frente de um computador, o interesse em volta das boas posturas está crescendo.
Contudo, vale lembrar que estamos falando de saúde humana, por isso tudo que for publicado deve ser devidamente pesquisado para não acabar colocando em risco a vida de outras pessoas.
Educação
Esse nicho costuma ter um grande tráfego. Contudo, tem seus momentos de auge: no final do ano escolar os acessos simplesmente quadruplicam.
O bom é que, o nicho da educação, é muito amplo, porque o nível de educação em nosso país é muito grande.
Quais são os benefícios de um nicho de mercado?
Seu marketing se torna mais fácil
De fato, ao ter um público-alvo realmente restrito, você saberá exatamente o que ele precisa e como se comunicar com ele.
Dessa forma, a divulgação dos seus produtos e serviços se torna realmente mais simples e fácil.
Como você sabe tudo sobre o seu cliente, sabe como conversar com ele, sabe como chegar até ele e como o persuadir para comprar seu produto.
Menos concorrência
Essa é a vantagem principal. De fato, ao estar em um nicho de mercado, você não tem tantos concorrentes como teria se vendesse diversos produtos para vários públicos.
Como você é um especialista, se torna muito mais fácil para você vender seus produtos.
De fato, você tem um produto específico, mas que um grupo de pessoas realmente está precisando e quer comprar. Portanto, eles sabem que podem contar com você para encontrar o que eles realmente precisam.
Você se torna um especialista
De fato, ao vender um único produto ou um conjunto de produtos semelhantes, você consegue se especializar muito melhor do que uma empresa que vende vários produtos, de todos os tipos.
Você conhece seu produto a fundo e sabe exatamente quais benefícios ele traz. Como consequência, você é visto como um especialista pelas pessoas ao seu redor.