Descarte dos resíduos sólidos e uso do elevador e das áreas comuns também têm regras e devem ser respeitadas
Morar em condomínio tem se tornado a primeira opção de pessoas que buscam mais segurança. De qualquer forma, as regras são diferentes das comuns em uma casa, por exemplo.
Ao comprar um apartamento à venda em Guarulhos ou em qualquer outra região brasileira, você provavelmente tem em mente que deve ter cuidado com o horário para fazer obras ou com o barulho em geral.
No entanto, outras regras também são importantes para uma boa convivência. Confira agora quais são as principais dúvidas sobre regras de condomínio.
1. Existem regras para áreas comuns?
As áreas comuns incluem churrasqueira, parquinho infantil, academia, piscina e salão de festas. Os moradores podem usar os espaços, mas precisam se atentar ao que exige o condomínio.
Em geral, as regras incluem limpar o local após o uso, informar se algum item se quebrou durante o uso e, para piscina e parquinho infantil, nunca deixar as crianças sem supervisão de um adulto.
2. Como agir com crianças e pets?
Quem tem filhos e pets precisa ficar atento. No caso das crianças, é preciso cuidado com gritos, choros e bagunça após determinado horário. Além disso, sempre ficar por perto enquanto brincam no pátio e nas áreas comuns do condomínio.
O prédio tem elevador? Nunca deixe a criança sozinha, sempre a acompanhe e ensine que não deve apertar os botões aleatoriamente. Já quem tem pets deve usar o elevador de serviço para sair com eles e recolher a sujeira.
3. É obrigatório participar das assembleias?
Não é obrigatório estar presente nas assembleias do condomínio, porém, é interessante reservar algum tempo para participar. Nessas reuniões, são discutidos tópicos importantes e vale a pena ficar por dentro de tudo.
Durante a assembleia, você deve manter seu celular desligado e participar do que é falado. Caso não possa comparecer, busque se inteirar do que foi conversado. Novas regras de convivência são discutidas na assembleia também.
4. Como funciona o uso dos elevadores?
Os elevadores estão liberados para os moradores, mas vale algumas regras de bom senso. Nunca deixar crianças sozinhas, não brincar com os botões do elevador e ceder sua vez para idosos, grávidas e pessoas com deficiência.
Está carregando algum móvel? Use o elevador de serviço e deixe o social livre para as outras pessoas. Vai sair com o pet? Por mais que ele seja sociável, a regra é a mesma: opte pelo de serviço.
5. A entrada de pessoas desconhecidas é liberada?
Quase todos os condomínios proíbem a entrada de pessoas desconhecidas sem a devida autorização. Ou elas estão acompanhadas de um dos moradores, ou a portaria está devidamente avisada sobre sua presença.
É interessante cumprir esse regulamento para evitar problemas com assaltos. Então, não deixe sua chave com estranhos, exceto se já tiver avisado alguém. O prédio não tem portaria? Informe ao síndico sobre a chegada de um amigo, um inquilino do Airbnb ou um parente.
6. Como fica a questão do som?
Os condomínios seguem à risca a regra do silêncio, ou seja, não pode ter barulhos muito altos antes das 8h e após as 22h. O ideal é cuidar entre esses horários, ensinar crianças a não gritarem e, no caso dos pets, verificar o que os deixou agitados.
Para festas também é preciso prestar atenção ao volume. Por mais que esteja na churrasqueira ou no salão de festas, gritos e música alta devem ser evitados e podem render multa para o condômino.
7. Quais são as regras para os resíduos sólidos?
Você vai precisar se atentar às questões de descarte de resíduos. Primeiro, é preciso verificar se o condomínio trabalha com a coleta seletiva para separar o reciclável do orgânico. Depois, fechar bem os sacos e depositar na área indicada.
Vale também se atentar em caso de viagens. Caso você vá passar alguns dias fora, troque os lixos, principalmente o orgânico. O calor pode fazer o cheiro se espalhar para fora do seu apartamento e incomodar outros moradores.