A decisão de comprar um imóvel exige muito planejamento e organização. Afinal, além de ser um investimento relativamente alto, a burocracia envolvida também pode ser complicada, principalmente se não tiver a ajuda de uma imobiliária em Jaraguá do Sul ou em outra cidade onde você almeja comprar sua casa ou apartamento. Contudo, nem por isso a compra de uma casa ou apartamento deixa de ser vantajosa, seja pela qualidade de vida ou pelos retornos financeiros para quem decide investir no mercado imobiliário.
Mas, para garantir segurança durante a negociação, é importante seguir alguns passos importantes. E, justamente por isso, preparamos o post de hoje para te ajudar, informando quais são os 7 principais erros que as pessoas cometem na hora de comprar um imóvel. Vamos lá?
Fazer uma pesquisa superficial do imóvel
Um dos principais erros é pesquisar os imóveis de maneira superficial, sendo primordial fazer uma análise mais profunda sobre tudo o que envolve a compra, a fim de garantir a melhor decisão. Por exemplo, procure saber o valor médio do metro quadrado na região, a qualidade da estrutura da propriedade, se a pessoa que está vendendo realmente é dona do imóvel, etc. Com isso, você garante uma compra mais segura e tranquila.
Não checar a documentação
Outro erro muito comum é não checar a documentação da propriedade e do vendedor. Sendo assim, o imóvel precisa estar legalizado e não apresentar nenhum problema em sua documentação. A boa notícia é que tudo isso pode ser checado em órgãos públicos e por qualquer pessoa. Sendo assim, solicite e analise com cuidado documentos como certidão negativa de IPTU e INSS, quitação de serviços essenciais, como água, energia e telefone, certidões negativas da justiça federal, criminal e cível, matrícula atualizada no cartório de registros do município.
Subestimar a ajuda da imobiliária
Muitas pessoas não entendem a importância da imobiliária para ajudar no processo de compra e venda de um imóvel e muitos optam por seguir negociando diretamente com o proprietário. No entanto, com a ajuda de especialistas, você garante maior proteção para o negócio, além de economizar tempo e dinheiro. Afinal, ela será a responsável por analisar todos os documentos necessários, além de realizar uma vistoria completa da propriedade, garantindo que o valor cobrado é justo para ambos os lados, assim como segurança para as partes.
Não ler o contrato com atenção
Mesmo com a ajuda da imobiliária, é primordial que você leia o contrato com atenção e, se preciso, solicitar ajuda para especialistas. Isso porque, nem sempre o palavreado usado nesse tipo de documento é fácil de ser entendido, especialmente para pessoas leigas. Sendo assim, não tenha pressa, solicite uma cópia para ler com calma e pontue todas as cláusulas e informações que deseja entender melhor. Tenha em mente que todo cuidado é pouco quando falamos de um investimento tão alto como a compra de um imóvel.
Ir ao imóvel apenas uma vez
Outro erro comum é que as pessoas visitam a propriedade apenas uma vez antes de fechar o negócio. Por mais que o bairro pareça incrível, nem sempre a primeira impressão é a verdadeira. Isso porque, pode ser que você tenha visitado o local em um horário atípico, mas na verdade o bairro é bastante agitado e cheio de trânsito ou festas. Nesse sentido, principalmente para quem preza por tranquilidade, esse pode não ser o lugar ideal. Sendo assim, visite o imóvel em diferentes horários e dias da semana.
Não analisar a localização
Sabemos que a ansiedade pode ser grande para fechar a compra da nova casa ou apartamento. Contudo, é importante ter calma e analisar todos os detalhes, principalmente quando falamos da localização. Por exemplo, o imóvel pode ser mais barato que outro já visitado, mas por outro lado, ele é mais afastado do centro ou de seu trabalho, fazendo com que você leve mais tempo e gaste mais dinheiro para se deslocar. Além disso, observe a oferta de serviços da região, como a presença de escolas, farmácias, mercados, pontos de ônibus e estações de metro, entre outros pontos que sejam necessários e atendam às demandas de sua rotina.
Desconsiderar outras taxas e impostos
Por fim, mas não menos importante, devemos lembrar que o preço de um imóvel não se resume somente às prestações do financiamento ou pagamento à vista. Isso porque, existem outras taxas e impostos necessários, que podem valer cerca de 5% do valor total do imóvel. Inclusive, na hora de pagar tudo o que é necessário, muitos acabam se assustando, pois não contavam com esses gastos extras. Portanto, tenha um bom planejamento e esteja preparado para esse tipo de despesa.
Então, agora que você sabe quais são alguns dos principais erros que as pessoas cometem ao comprar um imóvel, já pode anotar todos eles para fazer exatamente o contrário. Temos certeza de que dessa forma você terá uma transação muito mais segura e tranquila, evitando surpresas desagradáveis, além de conseguir economizar e garantir o imóvel dos sonhos.