A regularização de veículos é uma questão relevante para garantir a segurança nas estradas e a arrecadação de tributos necessários para a manutenção de serviços públicos. No entanto, dados recentes divulgados pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) indicam que mais de 50% dos veículos no Pará estão com algum tipo de irregularidade no licenciamento. Essa situação é preocupante, pois a alta taxa de inadimplência e irregularidade pode gerar sérios problemas para o trânsito e a economia do estado.
O Detran-PA e a Secretaria de Fazenda do Pará (Sefaz-PA) divulgaram recentemente um levantamento avaliando a situação dos veículos no estado em um período de um ano.
Embora a adimplência do licenciamento tenha aumentado em 11,34%, mais da metade da frota de veículos registrada no Pará está em situação irregular, o que inclui inadimplência no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), falta de licenciamento anual e ausência de vistorias obrigatórias.
Esses fatores não apenas comprometem a segurança nas vias públicas, mas também afetam a arrecadação estadual e a eficiência dos serviços públicos. “São dados animadores, porém ainda preocupantes quando percebemos que uma maioria ainda insiste em trafegar no trânsito de forma irregular”, diz o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
O Detran, órgão responsável pela arrecadação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), realizou várias medidas para que o pagamento do imposto fosse facilitado. Por exemplo, o volume de atendimentos diários foi ampliado na sede do órgão, em Belém, e o departamento colocou equipes fixas específicas para veículos nos postos de fiscalização de Benevides, na PA-391, que liga Belém ao Distrito de Mosqueiro, e na PA-241, em Salinópolis, localizado no nordeste do Pará.
Outra ação importante realizada pela Coordenação de Registro de Veículos é a frequente movimentação para diversos municípios de todas as regiões, a fim de realizar ações itinerantes de veículos. O principal objetivo desses atendimentos é regularizar o licenciamento.
Com o licenciamento do veículo em dia, o proprietário deve estar atento ao calendário de pagamento que foi determinado conforme o número final da placa. É possível consultar o licenciamento 2024 e verificar os valores pelos portais oficiais.
A alta taxa de irregularidade dos veículos no Pará é um problema sério que requer atenção das autoridades e da população. A falta de licenciamento regular afeta a segurança no trânsito e a arrecadação estatal, prejudicando o desenvolvimento e a prestação de serviços públicos. Medidas de conscientização, fiscalização rigorosa e facilitação de pagamentos são essenciais para reverter essa situação.
Para que o Pará possa garantir estradas mais seguras e serviços públicos eficientes, é essencial que os proprietários de veículos cumpram suas obrigações legais e mantenham seus veículos regularizados. A colaboração entre governo e sociedade é fundamental para alcançar esse objetivo e promover um ambiente mais seguro para todos.