Está procurando por dicas para prolongar a vida útil do seu carpete? Não há como negar que o carpete oferece uma série de vantagens ao ambiente.
Mas, em contrapartida, ele também pode ser um pouco complicado de cuidar. Por consequência, acaba por reduzir o seu tempo útil.
Por conta disso, diversas são as pessoas que vão atrás de algumas dicas para prolongar a vida útil do seu carpete.
Então, se você quer entender um pouco melhor sobre esse assunto, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes. Sem mais delongas, vamos ao que importa.
Dicas para prolongar a vida útil do seu carpete
Existem uma série de dicas para prolongar a vida útil do seu carpete, as quais são bem práticas e de fácil aplicação.
Afinal de contas, são justamente os detalhes que fazem toda a diferença no processo de conservação do carpete.
Então, dentre as nossas dicas para prolongar a vida útil do seu carpete, podemos mencionar as seguintes:
1. Aspirações frequentes
Muita gente opta por usar o carpete justamente devido a sua praticidade. No entanto, isso não quer dizer que você não deve fazer uma limpeza frequente.
O fato de o carpete ser mais prático se dá justamente pelo fato de ser um pouco mais simples de tomar alguns cuidados, como a aspiração.
Nesse sentido, a nossa dica é que você encontre um aspirador de pó barato para carpetes, e faça pelo menos duas aspirações por semana.
Entretanto, a frequência pode variar de acordo com o fluxo de movimento no local.
Além disso, não esqueça da importância de manter o seu aspirador devidamente limpo, trocando sempre o saco de depósito de lixo e se manter atento quanto ao estado do filtro.
Caso contrário, ao passar o filtro, poderá ter justamente o efeito oposto.
2. Prevenção de sujeira
Uma das melhores dicas para prolongar a vida útil do seu carpete é justamente evitar com que o carpete fique sujo.
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. E, quando falamos sobre o carpete ou tapetes em geral, não é nem um pouco diferente.
Muito melhor do que ter trabalho para limpar, é se esforçar para evitar com que tenha alguma mancha ou algo do gênero.
Assim, irá contribuir ainda mais para prolongar a vida útil do carpete.
Para fazer isso, uma boa dica é colocar um tapete ou capacho em todas as entradas do ambiente. Dessa forma, irá evitar com que as pessoas entrem com a sola do calçado sujo.
Por consequência, irá evitar também levar sujeiras da rua para o seu carpete.
3. Caso surjam manchas, nunca esfregue seu carpete
Essa é uma das dicas para prolongar a vida útil do seu carpete que você mais deve tomar atenção!
Dizemos isso porque essa ação apenas irá espalhar a sujeira, dificultando ainda mais para fazer a limpeza do material.
Caso isso aconteça, a melhor coisa que você pode fazer é secar a superfície o mais rápido possível, de modo a absorver o líquido com algum pano limpo e seco.
Se por acaso for necessário, use apenas produtos específicos para carpetes, e mais nenhum outro.
4. Higienização profunda
Como já mencionado, muitas pessoas optam por usar o carpete justamente pela sua praticidade. Então, como assim “higienização profunda”?
Na verdade, o carpete requer uma limpeza mais profunda por ano. Contudo, não é bem você quem deve ter esse trabalho.
O mais adequado é procurar por uma empresa especializada nesse tipo de limpeza, haja vista que ela terá em mãos os produtos para fazer essa limpeza mais intensa.
5. Proteção nos pés de móveis
Outra atenção que você deve manter, ao menos se quiser aumentar a vida útil do seu carpete, é a respeito de colocar proteção nos pés dos móveis.
Com o passar do tempo, eles podem sim desgastar e danificar o seu carpete. Mas, como não há como deixar de tê-los dentro de casa, a melhor coisa a se fazer é investir nessa proteção.
Coloque nos pés ou embaixo de mesas, cadeiras, armários etc. Trata-se de algo bem fácil de encontrar, já que praticamente toda loja de construção vende.
Se você resolveu montar um mini escritório no quarto, então acaba sendo ainda mais importante que todos os móveis tenham a proteção nos pés.
Fora isso, caso seja possível, procure trocar os móveis de lugar, de modo a alternar a área de uso e evitar maiores desgastes.
6. Tirar os sapatos ao pisar no tapete
Sabe aquela dica de evitar sujeira no carpete? Então, uma dica se que complementa é justamente a de tirar os sapatos antes de pisar no tapete.
Trata-se de uma medida bem simples, mas que contribui grandemente para a conservação do item. Dessa forma, irá manter a sua casa livre de impurezas e bactérias presentes na rua.
7. Evite produtos químicos
Evite a todo custo usar produtos químicos, abrasivos ou que simplesmente não sejam adequados para usar em carpetes.
A melhor coisa a se fazer é evitar esfregar e usar qualquer produto que seja inadequado. Procure uma empresa especializada para remover a manchar sem danificar o carpete.