Por lesão ou desclassificação, nomes de peso não estão disputando o mundial no Catar
A Copa do Mundo reúne os melhores jogadores do planeta e é o mais importante evento futebolístico de todos. No entanto, diversos motivos podem impedir a participação de grandes craques na competição. Confira 10 atletas de destaque que não estão disputando o torneio no Catar:
Erling Braut Haaland – Noruega
Um dos jogadores mais impressionantes e promissores do mundo, Haaland já marcou 176 gols como profissional com apenas 22 anos. O centroavante se transferiu no meio de 2022 para o Manchester City, onde marcou 23 vezes em 18 partidas. Entretanto, não encontrou qualidade suficiente na seleção norueguesa para garantir a vaga na Copa do Mundo.
Giovanni Lo Celso – Argentina
Provavelmente, é o jogador de menor destaque nesta lista, porém é peça crucial da Argentina. Por conta de uma lesão na coxa, o meia do Villarreal não está com a delegação no Catar, e a falta de um substituto à altura prejudica muito o funcionamento da equipe.
James Rodríguez – Colômbia
Sensação da Copa do Mundo de 2014 e um dos artilheiros daquela edição, o meia vive um momento de baixa na carreira, atuando no Olympiacos, da Grécia. A Seleção Colombiana viveu quatro anos complicados com trocas de treinador e não se classificou para o Catar.
Jorginho – Itália
O brasileiro naturalizado italiano foi um dos melhores jogadores da Azzurra na conquista da Eurocopa, em 2021. Nas Eliminatórias, no entanto, perdeu dois pênaltis decisivos contra a Suíça e viu sua equipe ser eliminada.
Karim Benzema – França
Teoricamente, não ficou de fora, porque está inscrito na Copa do Mundo, mas sofreu uma contusão na coxa pouco antes da estreia e não está mais com a delegação francesa. Se juntou a Di Stéfano e Allan Simonsen na lista de atuais melhores do mundo que perderam o mundial.
Mohamed Salah – Egito
Foi um ano cruel para o astro do Liverpool no âmbito de seleções. Perdeu duas vezes nos pênaltis para Senegal: na final da Copa Africana de Nações e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Ficou de fora.
N’Golo Kanté – França
O volante foi um dos destaques da França no título mundial em 2018, porém vem sofrendo com lesões e se recupera de uma cirurgia na coxa. Deve voltar aos gramados somente em 2023.
Philippe Coutinho – Brasil
Homem de confiança de Tite e convocado pelo treinador até quando estava em má fase, o meia sofreu uma lesão muscular 48 horas antes da convocação para a Copa do Mundo e não pôde disputar seu segundo mundial seguido.
Sadio Mané – Senegal
Se o atual melhor do mundo, Benzema, não está disputando a Copa do Mundo por uma lesão na coxa, o atual segundo melhor do mundo não foi para o mundial por conta de uma contusão na fíbula sofrida a menos de 10 dias do torneio.
Toni Kroos – Alemanha
Campeão do mundo em 2014 e pentacampeão da Champions League, o alemão é um dos maiores nomes da história do futebol e está em plena forma atuando pelo Real Madrid, aos 32 anos. Entretanto, decidiu se aposentar da seleção alemã em 2021 e não voltou mais.
A luta contra as lesões
O trabalho de prevenção de lesões é diário e exaustivo no futebol. Além dos cuidados óbvios com a alimentação e a rotina de exercícios, atletas de elite investem em equipamentos que aceleram a recuperação muscular e aumentam a qualidade do sono, como uma câmara hiperbárica. A melatonina, o hormônio do sono, é fundamental para um descanso adequado e a regeneração dos músculos.