A gravidez é um momento muito especial na vida de qualquer mulher, ainda mais para aquelas que sempre sonharam em ter filhos.
Mas, para aquelas que possuem a intenção de ter mais de um, é provável que queiram saber sobre como preparar os filhos mais velhos para a chegada do novo irmão.
De fato, esse é um aspecto bastante importante, e que vale muito a pena ficar atento a esse assunto. Afinal, é de responsabilidade dos pais fazerem os filhos mais velhos entenderem isso.
Certo, mas como preparar os filhos mais velhos para a chegada do novo irmão? É sobre isso que iremos falar a seguir.
Como preparar os filhos mais velhos para a chegada do novo irmão?
A maternidade é cheia de surpresas! Por mais que você já tenha um filho, cada gestação é sempre novas descobertas.
Muito além do que se preocupar em ter peças com o nome do bebê já adaptado para a saída da maternidade, é necessário ficar atento a outros aspectos.
Fora o fato de ter que adaptar um quarto para a chegada do neném, também é preciso saber sobre como preparar os filhos mais velhos para a chegada do novo irmão.
Dentre algumas das nossas dicas, podemos mencionar as seguintes:
Não julgue o filho mais velho
Não digo ao seu filho que ele está se comportando da forma errada ou algo semelhante. Afinal de contas, sentir ciúme é algo perfeitamente normal.
Por isso, caso julgue o seu filho dessa forma, ele pode acabar se sentindo culpado por alguma coisa que nem entende direito.
Até o presente momento, a criança estava acostumada a ter total atenção para si. Por isso, explique de maneira gentil todo o assunto.
Não utilize de agressões
Jamais dê palmadas ao puna o seu filho verbalmente apenas pelo fato de sentir ciúmes ou alguma coisa semelhante.
Dizemos isso porque essas reações podem fazer com que a criança entenda que a razão de os pais terem esse tipo de atitude é por conta do irmão.
Por consequência, acaba existindo a tendência de o filho mais velho descontar do irmão.
Mostre à criança que ser o irmão mais velho é motivo de orgulho
A partir do momento que você mostra ao mais velho que o fato de ter um irmão é motivo de orgulho, ele passa a entender que é algo positivo.
Por isso, elogie o progresso que talvez ele esteja obtendo, mostre à criança que ser o mais velho pode ser legal e ainda traz algumas vantagens.
Faça com que eles se sintam igualmente amados
Quando se é recém-nascido, é muito comum ganhar presentes. No entanto, isso pode afetar de forma negativa o mais velho.
Por isso, a dica é sempre tentar buscar um equilíbrio, até mesmo para que os pais mostrem que existe o mesmo afeto para os dois.
Ao ter essa atitude, evita com que a criança mais velha sinta que está sendo deixada de lado e não desconte no irmão.
Dessa forma, a criança mais velha irá notar que não perdeu o seu espaço e que os pais ainda a amam, tanto quanto o seu irmão mais novo.
Estimule o melhor da fraternidade
Por fim, sempre tente fazer com que o irmão mais velho faça parte de alguns cuidados com o novo irmão.
Afinal, essa é uma maneira de fazer com que eles criem vínculos. Deixe-o ajudar na hora do banho, trocar fraldas, alimentação e coisas do gênero.
Assim, o irmão mais velho também vai alimentar o sentimento de que é responsável por cuidar do seu irmão.
Deixar com que o irmão mais velho faça parte desse momento irá construir um vínculo e criar o sentimento de que importância.