Investir dinheiro sempre foi uma busca incessante para uma grande quantidade de pessoas, especialmente para aquelas que estão em busca de liberdade financeira. Uma das formas de investir que vem ganhando notoriedade nos últimos anos é o ETF, com os seus mais variados índices, como o BBOI11, que auxilia os investidores nessa jornada de uma renda extra todo mês.
No entanto, uma das perguntas mais recorrentes entre quem deseja se inserir nesse universo é: afinal, quanto um investidor ganha por mês? É importante lembrar que essa resposta pode depender de muitos fatores, os quais você poderá conhecer ao longo deste artigo para decidir se vale, ou não, a pena entrar no mundo dos negócios.
Diversidade de investimentos
Antes de seguir para a parte mais importante deste artigo, que é, de fato, quanto um investidor ganha por mês, é necessário entender no que a diversidade de investimentos consiste.
Afinal, os investimentos possuem características únicas e, dentre as mais comuns, é possível mencionar:
- Ações: investir em ações quer dizer que alguém decidiu comprar uma parte de uma empresa. Os ganhos poderão vir com a valorização do preço das ações e, também, com os dividendos;
- Renda fixa: investimentos em renda fixa incluem títulos do governo, LCIs, CDBs e LCAs, além de outros. O retorno é previsível e, na maioria das vezes, envolve taxas de juros;
- Imóveis: o investimento em imóveis poderá gerar renda por meio de aluguel e valorização do imóvel ao longo dos anos;
- Fundos de investimento: os fundos reúnem dinheiro de diversos investidores para investir em uma variedade de ativos, como são os casos dos títulos, ações e imóveis;
- Criptomoedas: além de todos esses, o investimento em criptomoedas, como comprar Bitcoin e Ethereum, pode ser altamente volátil, oferecendo uma oportunidade de ganhos bastante significativos.
Por que é importante ter um “perfil de risco”?
A quantidade de dinheiro que um investidor pode ganhar por mês está intimamente relacionada à sua tolerância ao risco.
Já que, investimentos de maior risco têm muitas vezes maior potencial de retorno, mas também podem resultar em grandes perdas caso não sejam calculados da forma correta.
Por outro lado, investimentos mais seguros podem proporcionar retornos mais consistentes, mas são frequentemente mais modestos.
Por isso, antes de determinar em quais produtos investir, os investidores devem reconhecer e compreender o seu perfil de risco. Isto ajuda a determinar a alocação ideal de ativos e elimina decisões precipitadas que poderiam resultar em perdas significativas.
Gerenciamento de portfólio e diversificação
A gestão e a diversificação de carteiras são estratégias úteis para maximizar ganhos e limitar riscos.
A diversificação envolve distribuir os investimentos por diversas classes de ativos e setores, reduzindo assim a exposição a perdas potenciais num único investimento, o que poderia gerar um colapso nas finanças.
Um investidor, por exemplo, pode destinar parte de seu caixa em ações de empresas de tecnologia, parte em títulos de renda fixa e parte em fundos imobiliários.
Como resultado, se um setor sofrer, as perdas podem ser compensadas por aumentos em outras áreas, uma forma inteligente de evitar danos irreversíveis ao patrimônio.
Os mitos do ganho de renda passiva
A perspectiva de gerar um rendimento passivo considerável por meio do investimento é atraente, mas é fundamental reconhecer que o processo não é tão simples como parece.
Já que, o desenvolvimento de um fluxo substancial de rendimento passivo por vezes requer anos de investimento regular, planejamento e refinamento ao longo do tempo.
Além disso, mesmo os investimentos que criam rendimentos passivos, tais como arrendamento de imóveis ou dividendos de ações, são afetados por mudanças econômicas e outros fatores externos. Sendo assim, pesquisar o mercado onde o dinheiro será investido é primordial para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Mercado e economia envolvidos nos ganhos
A situação atual do mercado e da economia também tem um impacto significativo nos rendimentos mensais do investidor. Os investidores devem esperar retornos maiores em tempos de expansão econômica, ao passo que podem ocorrer perdas em tempos de recessão.
Como resultado, os investidores precisam estar conscientes das condições macroeconômicas e compreender que os lucros não estão sempre garantidos. Para que isso se torne possível, acompanhar as notícias e fazer pesquisas constantes será extremamente relevante.
Expectativas realistas de lucros de investimentos
Por fim, não existe uma resposta única para a questão de quanto um investidor pode ganhar por mês. Mas, como base de comparação, produtos de renda fixa seguros geram um rendimento acima do CDI, ou seja, 1% ao mês.
Dito isso, é importante ressaltar que os ganhos variam dependendo do tipo de investimento, perfil de risco, plano de diversificação, condições de mercado e economia global.
Dessa forma, é vital que os investidores tenham expectativas razoáveis e estejam preparados para investir tempo na educação financeira e no conhecimento dos produtos.
Consultar especialistas financeiros, ficar de olho na evolução do mercado e modificar o plano conforme necessário são atividades necessárias para obter resultados consistentes e lucrativos ao longo do tempo.
Lembre-se que investir envolve riscos e que os ganhos não serão garantidos. Dessa maneira, a paciência, a disciplina e a perseverança serão virtudes indispensáveis para qualquer investidor que deseje construir um futuro próspero.