Quer investir mas não sabe por onde começar? Gostaria de conhecer algumas dicas? Então, este artigo é para você!
Seja para aumentar o patrimônio, se proteger da inflação, gerar mais renda, alcançar metas financeiras, poder fazer a viagem dos sonhos, garantir uma velhice mais tranquila, enfim, independentemente do motivo, investir é sempre bom e, por isso, o número de investidores cresce a cada dia.
Pois é, segundo pesquisas recentes, o brasileiro nunca investiu tanto, em parte devido à pandemia, ou ainda por toda a crise econômica pela qual o país mergulhou nos últimos anos, o fato é que até pessoas com uma renda mais baixa estão começando a investir.
Mas, se por um lado, realmente, investir pode trazer inúmeros benefícios, como garantir uma tranquilidade financeira, por exemplo, por outro, é importante lembrar que investir envolve riscos e, por isso, é fundamental sempre procurar pesquisar e buscar orientação antes de tomar qualquer decisão de investimento.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para quem deseja começar a investir ainda em 2023. Quer saber quais são? Continue lendo!
Dicas para quem quer começar a investir
Lembrando que não existe um investimento totalmente seguro, porém, sempre é possível minimizar os riscos e investir com mais segurança. Confira abaixo algumas das principais dicas para quem vai começar a investir:
1. Conheça o seu perfil de investidor
Entenda seus objetivos, horizonte de investimento, tolerância ao risco e capacidade financeira. Existem diferentes tipos de investimentos que são adequados para diferentes perfis de investidor. É importante conhecer o seu perfil de investidor para escolher os investimentos mais adequados para você.
2. Comece com investimentos mais simples
Se você é um iniciante em investimentos, comece com investimentos mais simples e de menor risco, existem diversas opções de investimentos para quem está começando, dentre elas podemos destacar: Tesouro Direto, Fundos de investimento, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), Ações e Fundos imobiliários.
3. Tenha uma reserva de emergência
É fundamental, ainda antes de começar a investir, procurar ter uma reserva de emergência. Isso significa ter dinheiro suficiente para cobrir despesas inesperadas, como uma emergência médica ou perda de emprego. Geralmente, recomenda-se ter de 3 a 6 meses de despesas de reserva.
4. Defina seus objetivos financeiros
Também é preciso, ao pensar em investir, primeiramente, definir seus objetivos financeiros. Determine quanto dinheiro você precisa para alcançar seus objetivos e em que prazo você gostaria de alcançá-los. Isso irá ajudá-lo a escolher os investimentos certos para atender às suas necessidades.
5. Mantenha-se informado
É fundamental se manter informado sobre o mercado financeiro, independentemente da opção que escolher, é fundamental ficar por dentro das tendências de investimentos e as notícias que podem afetar seus investimentos. Por exemplo, se investir em criptomoedas, é preciso saber que existe grande flutuação neste mercado, é preciso se manter atento às cotações das principais moedas, seja a cotação do Ethereum em real, ou Bitcoin em dólar, e estar sempre atento às taxas de corretagem, impostos, custódia e outros encargos. A dica para quem está começando, portanto, é preferir investimentos com baixos custos. Enfim, é preciso sempre se manter em dia com o mercado, justamente, para poder tomar decisões mais pertinentes e eficazes sobre seus investimentos.
6. Tenha disciplina e paciência
Por fim, quem quer ter sucesso no mundo dos investimentos, precisa, mais do que qualquer coisa, ter muita disciplina e paciência, justamente, para não acabar tomando decisões precipitadas e não se deixar levar por emoções e euforias.
E é isso, quem pretende começar a investir, primeiramente, precisa saber avaliar seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros e estudar bem as opções disponíveis, para tomar a decisão mais adequada. No mais, é preciso ter em mente que investir pode ser uma maneira excelente de garantir mais tranquilidade financeira, porém, é importante que seja de forma consciente e com conhecimento adequado.