Um dos ativistas americanos que sem dúvida é uma grande inspiração para o movimento Black Lives Matter, bem como para o ativismo contra o racismo é Bob Zellner.
Ele é a resposta de que mesmo sendo criado dentro de um meio racista, podemos ter escolha do que queremos fazer com nossas vidas.
Isto é, quebrar as correntes e apoiar o que achamos certo, lutar pelo direito à igualdade e a liberdade do preconceito contra uns aos outros por diferenças mínimas.
Se você nunca ouviu falar de Bob, e não sabia que ele possuía um filme que retrata a sua história, preste atenção neste conteúdo e leia até o final.
Qual o filme que Bob Zellner fez?
O filme que conta a história de Bob Zellner chama-se “Filhos do Ódio”, uma história contada com base em sua própria biografia e no livro que ele mesmo escreveu junto a Constance Curry.
Tal filme está disponível dentro da plataforma da Netflix e apresenta quase como um formato de documentário a vida deste ativista e a luta pelo o que é certo.
Além disso, outro ponto que devemos destacar a respeito deste filme, é a sua direção. Visto que apresenta uma dupla na direção e produção que já realizaram filmes fantásticos.
Isto é, estamos falando de Barry Alexander Brown e Spike Lee, responsáveis por Malcom X e Faça a Coisa Certa, dois filmes fantásticos.
O que retrata o filme Filhos Do Ódio de Bob Zellner?
Inicialmente, o ponto principal da história de Bob e que dá o ponto de partida para todo o desenrolar dessa história é a sua origem:
Sendo branco, rico, privilegiado e parte de uma sociedade racista onde seus ancestrais eram parte da Ku Klux Klans.
Um perfil muito distante do esperado para pessoas ativistas e pró movimento dos direitos civis que ele tornou-se e abraçou com todas as suas forças.
Filhos do Ódio é uma história que demonstra que qualquer pessoa pode participar de uma luta, independente da sua origem ou dogma passado.
Assim como demonstra que se você quer que o mundo melhore, você precisa agir, pois não agir é deixar que as coisas continuem como estão.
Afinal, Bob já possuía um futuro “garantido” e não precisava se importar com algo que não o afetasse.
Mas, saber que as pessoas continuariam sofrendo injustiças o afetava e precisava questionar isso de alguma forma.
Um roteiro verdadeiramente atemporal, e que até hoje podemos observar em nossa sociedade e claro, na própria sociedade americana.
Qual o elenco de Filhos do Ódio?
Dentro das escolhas do elenco, os diretores escolheram alguns nomes de sucesso, como o ator Lucas Till que interpreta Bob Zellner e que ficou conhecido por:
X- Men Primeira Classe e MacGyver de 2016-2021
E a atriz Lucy Hale (Pretty Little Liars), que interpreta a namorada de Bob, que ao ver seu empenho em adotar a luta contra o preconceito racial o deixa.
Algo que de certo modo o abala, mas, não tira o seu empenho em lutar contra os problemas que não conseguia deixar de enxergar.
Por fim, temos mais personagens importantes na obra como Rosa Parks, Virginia Durr e outros personagens com a história não tão abordada.
Mas que na vida real cumpriram um importante papel e somente a sua menção já é algo que nos faz querer conhecer mais sobre eles.
O que a crítica diz a respeito deste filme?
Em pontos gerais por ser uma representação de uma biografia e apresentar um roteiro atual, a crítica realmente adorou este filme, principalmente sua mensagem.
Contudo, nem todas as opiniões a respeito deste filme apontam esta mesma visão, com alguns visualizando aspectos mais negativos do longa.
Como por exemplo as atuações que em alguns momentos realmente falharam e o desenvolvimento de personagens que poderiam trazer mais peso à obra.
Por fim, algumas críticas ainda pesam para o lado da necessidade de contextualização do momento em que se passa a obra, que precisa de certo conhecimento prévio.
Foto do Wikipedia: By Green Left – Bob Zellner on the civil rights movement in the US at 1:07, cropped, brightened, CC BY 3.0