A Preply, plataforma online de idiomas, realizou um levantamento com mais de mil brasileiros para analisar a influência de cantores, canções e gêneros musicais no momento de aprender uma nova língua. A pesquisa da edtech revela que 57% dos entrevistados ouvem músicas para estudar um idioma estrangeiro.
Cerca de 50% dizem que essa ferramenta promove uma imersão cultural ao explorar gêneros e artistas de diferentes países, ampliando o conhecimento linguístico de quem está aprendendo.
Outros 43% dizem que um cantor ou uma cantora já despertaram o interesse em estudar uma língua estrangeira e 37% afirmam que começaram a escutar “certos artistas e músicas”, pois estavam estudando ou começando a aprender um idioma.
Ainda de acordo com o estudo, mais de 46% dos entrevistados escutam músicas diariamente para aprender uma nova língua, sendo que 31% ouvem canções apenas algumas vezes durante a semana com esse objetivo. No entanto, quando perguntados se acompanham as letras para entender um novo idioma, 46% disseram acompanhar “às vezes” contra 38% que dizem que “sempre acompanham”.
Mas e qual o gênero mais ouvido no Brasil para aprender um novo dialeto? Segundo a pesquisa, o ritmo preferido é o pop (64%), seguido das baladas românticas (54%), do rock (37%), da música clássica (29%), do reggae (23%), do hip-hop/rap (22%) e do jazz (20%). Ainda na lista daqueles que mais influenciam no aprendizado de novas línguas aparecem o K-Pop (14%) e o J-Pop (11%).
Caetano Veloso e Djavan são os cantores mais recomendados para aprender português
A pesquisa ainda indagou os brasileiros sobre quais artistas nacionais eles recomendam para aprender a língua portuguesa. Os músicos Caetano Veloso (37%), Djavan (32%) e a cantora Adriana Calcanhoto (29%) aparecem no pódio dos cantores mais recomendados para aprender o português, seguidos de Chico Buarque (28%) e Elis Regina (28%) no top 5.
Confira os 10 artistas brasileiros mais recomendados para aprender português:
- Caetano Veloso – 37%
- Djavan – 32%
- Adriana Calcanhotto – 29%
- Chico Buarque – 28%
- Elis Regina – 28%
- Cássia Eller – 26%
- Marília Mendonça – 24%
- Gilberto Gil – 23%
- Seu Jorge – 23%
- Lulu Santos – 22%
E esse hábito serve para qualquer idioma. Se você quer falar italiano, por exemplo, experimente complementar suas aulas de italiano com músicas regionais. Sua escuta ficará cada vez mais aguçada e, ao cantar, você implementará a língua na sua rotina, facilitando a pronúncia.
*A pesquisa entrevistou em julho mais de 1000 pessoas das cinco regiões do Brasil e listou os artistas rankeados no Top 100 da Billboard e no ranking dos músicos atemporais mais ouvidos do mundo da Billboard, que são nativos e falantes de inglês, para descobrir os mais influentes para aprendizado do idioma. Além disso, o estudo reuniu 55 artistas brasileiros mais ouvidos no Spotify para saber quais deles as pessoas mais indicam para aprender a língua portuguesa.