Na hora de pensar na parte elétrica de uma casa, é comum surgir algumas dúvidas, principalmente se estiver construindo ou comprando o primeiro imóvel com uma imobiliária em Recife ou em qualquer outra cidade de sua preferência. Nesse sentido, um item muito importante é o aterramento de chuveiro, visto que garante maior segurança para a residência e é considerado obrigatório.
Também conhecido como fio terra, muitos nem mesmo sabem que essa etapa é necessária. Então, pensando em te ajudar a deixar tudo dentro dos conformes, preparamos o post de hoje para explicar o que é o aterramento do chuveiro elétrico e porque ele é obrigatório. Vamos lá?
O que é o aterramento?
É importante entender que o chuveiro elétrico precisa de uma corrente para que seu funcionamento ocorra da maneira adequada, especialmente se você deseja água quente. Sendo assim, por ser um aparelho de uso constante por todos os membros da casa, é fundamental ter segurança ao ligar e durante o banho.
Sendo assim, é por isso que o fio-terra é tão importante. Afinal, é ele que impede que você entre em contato com a corrente elétrica por acidente durante o banho. Portanto, podemos afirmar que ele tem três funções: descarregar a eletricidade na terra, facilitar e preservar os dispositivos de proteção, como as chaves e disjuntores, além de proteger o usuário.
Vale lembrar ainda que, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterramento é obrigatório há mais de 40 anos. Contudo, o reconhecimento legal desse procedimento ocorreu somente em 2006, em que todas as construções feitas a partir dessa data, precisam contar com essa proteção.
Isso se deve pelo fato de que a segunda maior causa de incêndios no país é devido a problemas com a fiação elétrica. Sendo assim, o aterramento funciona como um tipo de pára-raio interno. Afinal, caso haja uma descarga elétrica, a energia será levada para a terra.
Como acontecem as descargas elétricas?
Por mais que você pense que as descargas elétricas são raras, na verdade elas podem ser bem comuns. Isso porque, elas acontecem, na maior parte dos casos, por sobrecarga de circuitos, principalmente em função de tomadas múltiplas, conhecidas popularmente como Benjamin ou tê.
Vale lembrar que o aterramento sempre é feito nas obras de grandes construtoras, sendo que o problema é em construções menores e residenciais, ainda que seja uma obra de alto padrão. Isso porque, a regulamentação é menor nesse tipo de ambiente.
Como o aterramento do chuveiro é feito?
Se você não sabe, o aterramento nada mais é do que a ligação entre o aparelho elétrico e o ponto de luz da concessionária de energia. Com isso, ele consegue conduzir a descarga e, portanto, evitar que ela chegue nas pessoas durante o banho. Essa proteção é feita por meio de um fio, sendo que o de cobre é o mais recomendado e a boa notícia é que ele é facilmente encontrado nas lojas de materiais de construção.
É importante deixar claro que não é qualquer pessoa que pode fazer o aterramento do chuveiro elétrico, pois somente o fio não é suficiente para garantir a proteção dos usuários, mas sim um amplo conhecimento técnico e experiência. Inclusive, muitos acabam ligando o aparelho à terra, mas essa não é uma opção muito eficiente, ainda que seja bastante comum.
Isso porque, segundo especialistas, colocar o fio na terra é o mesmo que ligar ao cano do chuveiro, ou seja, dá choque do mesmo jeito. Sendo assim, a ligação deve ser feita sempre no ponto da concessionária.
Vale lembrar também que é necessário enterrar uma haste de cobre ao lado desse ponto, sendo que o tamanho irá variar de acordo com a demanda por energia elétrica da residência e o cálculo está disponível na ABNT. Afinal, uma residência exige mais energia do que um apartamento pequeno, certo?
Para uma casa, geralmente será necessário um fio de 2,3 m, mas como é necessário deixar 10 cm para fora, a haste terá 2,4 m no total. Além disso, o diâmetro do cabo responsável por ligar a haste até o chuveiro, precisa ser adequado ao que já existe no aparelho.
Conte com a ajuda de profissionais especializados
Por mais que você tenha entendido como realizar o aterramento do chuveiro, é primordial contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto. Isso porque, a ligação elétrica da casa exige conhecimento e experiência, devendo ser feita com o máximo de precisão possível, a fim de garantir a segurança e bem-estar de todos os moradores.
Sendo assim, é importante que o procedimento seja visto como um investimento, pois o valor pago no serviço irá ajudar na economia de muitos outros problemas e dores de cabeça.
Portanto, agora que você entendeu melhor como funciona o aterramento de chuveiro, já pode entrar em contato com seu eletricista de confiança. Temos certeza de que você terá não apenas segurança, mas também conforto e praticidade em seu dia a dia.