Móveis reformados são uma ótima solução para quem está com o orçamento apertado ou não quer gastar dinheiro, mas precisa deixar sua casa mais moderna e original.
Além de ser uma solução muito econômica, a reforma de móveis pode aumentar sua criatividade e deixar sua casa mais funcional e confortável.
Existem muitas técnicas que podem ser aplicadas em móveis velhos ou danificados, pois seus materiais podem ser reaproveitados.
Materiais e ferramentas para restaurar móveis são muito baratos, e se você decidir sujar as mãos e fazer tudo do seu jeito, a mão de obra será sua.
Em alguns casos, um apartamento pequeno pode não ter espaço para reformar os móveis.
Nesse caso, pode ser divertido abrir o espaço e colocar um sofá ou estante em self storage na sala enquanto você está reformando.
Em suma, além de ser mais barato, reformar móveis desgastados pode ser uma decisão mais coerente do que comprar novos.
Os benefícios de decorar móveis
Para quem nunca colocou a mão na massa e sempre teve o hábito de trocar móveis antigos por novos, reformar móveis pode parecer uma tarefa complicada.
No entanto, para quem não quer ou não pode gastar muito dinheiro em móveis novos, reformar móveis pode ser uma tarefa divertida e diferente.
Ao reformar móveis antigos, você pode adicionar um toque pessoal único à sua casa, garantindo originalidade sem gastar mais.
Outra vantagem é que você pode criar outros móveis a partir do que já tem, desmontando ou acrescentando peças que podem tornar móveis danificados novamente.
Diferença entre restaurar e reformar móveis
Aparentemente a mesma coisa, reformar e restaurar móveis têm significados diferentes, como propósito e tecnologia.
Quando você fala em reformar móveis, está se referindo a fazer uma nova pintura, que pode ser diferente da original, ou cobrir um sofá antigo com outro tecido.
Ao reformar móveis, tudo muda, da cor à forma e utilidade.
Por exemplo, uma cabeceira antiga pode ser transformada em uma estante, ou uma base de máquina de costura antiga pode ser transformada em uma escrivaninha vintage.
A criatividade não tem limites quando se trata de reformar móveis, tudo pode ser ajustado aos gostos e necessidades do design no momento da inovação.
No caso do restauro, pretendia-se trazer a peça de volta no tempo, mantendo a originalidade dos materiais e cores utilizadas no processo.
A ideia aqui é manter os móveis antigos ou danificados o mais próximo possível da condição em que foram adquiridos, mantendo sua função e finalidade.
Móveis planejados podem ser reformados?
Se você tem móveis planejados que estão desatualizados ou danificados e está na dúvida se eles podem ser reformados ou consertados, a resposta é “sim”!
Ficam aqui algumas ressalvas sobre a possibilidade de restauro deste tipo de mobiliário e a finalidade que lhe pretende dar.
Como o nome sugere, os móveis planejados são projetados de acordo com seu tamanho, cor e caráter para uma finalidade específica em um local específico.
Se pretende manter a finalidade e o carácter original deste tipo de mobiliário, a melhor decisão é optar pelo restauro, com pequenas modificações na sua estrutura.
No entanto, se o móvel estiver muito danificado, torna-se mais viável remodelá-lo, até mesmo reaproveitá-lo e usar sua estrutura para criar algo novo.
Assuntos que precisam de atenção na hora de decorar móveis
Assuntos que precisam de atenção na hora de decorar móveis
A reforma de móveis envolve o uso de ferramentas e produtos químicos que podem ser prejudiciais à sua saúde.
Para quem não está acostumado com esse tipo de trabalho ou nunca mobiliou móveis, é importante estar seguro.
Investir um pouco de dinheiro em EPI básico para arriscar a aposentadoria pode proteger sua saúde e prevenir acidentes.
Deve-se tomar cuidado ao manusear serras, furadeiras e chaves de fenda para evitar acidentes potencialmente graves.
Assim como com lixas, solventes, removedores, epóxi e outros produtos químicos, você deve usar máscara e luvas para evitar inalação ou envenenamento durante o procedimento.
Lembre-se, sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar!
Dicas para economizar na reforma de móveis
Mesmo que você decida sujar as mãos na hora de reformar os móveis, é divertido seguir algumas dicas para que as reformas não parem de dar certo.
Isso permitirá que você economize mais e obtenha melhores resultados no processo de atualização de peças.
Fazer pequenos reparos
Se os armários tiverem arranhões, furos ou parafusos que não seguram, considere se você realmente precisa remover ou substituir todo o móvel.
Normalmente, um pequeno pedaço de massa e uma lixa leve podem salvar um pedaço significativo, aqui a engenhosidade é rei, deixe sua criatividade fluir!
Tente reaproveitar o que você já tem
Você precisa substituir peças que são consumidas por cupins ou peças que ficam molhadas e muito danificadas?
Se você tiver lascas de madeira, veja se pode reaproveitar algumas das peças para colocar e restaurar a funcionalidade do móvel.
Isso ajuda a tornar o processo mais econômico ao mesmo tempo em que desafia suas habilidades criativas de resolução de problemas.
Faça Você Mesmo
É comum as pessoas considerarem a contratação de uma empresa de restauração ou de um profissional qualificado ao decidir restaurar móveis.
Embora os resultados geralmente sejam muito bons, pode não valer a pena procurar ajuda qualificada, pois o custo pode se tornar inviável em comparação com móveis novos.
Divirta-se no processo
As expectativas podem ser altas para ver móveis funcionais, mas é importante aproveitar o processo enquanto deixa sua criatividade fluir.
Reformar móveis é uma forma de arte e, como toda arte, deve ser agradável e gratificante, não apenas pelos resultados, mas pelos momentos de satisfação que pode proporcionar.
Para concluir
Já viu como é fácil e econômico reformar móveis e deixar sua casa mais original?
No entanto, por mais divertido que seja, reformar móveis pode ser uma tarefa desafiadora para quem não tem muito espaço para fazer o trabalho.
Como resultado, você corre o risco de sujar ou danificar os móveis ao redor, transformando ideias de economia em perdas.
No entanto, existe uma solução muito simples!
Se você não tem espaço para reformar ou restaurar seus móveis, conte com os serviços de self storage enquanto renova seu ambiente.