Fazer um estágio profissional é uma ótima forma de se familiarizar com o mercado de trabalho na área de atuação escolhida. Além da possibilidade de ampliar o aprendizado e receber auxílio financeiro com esse tipo de trabalho durante a graduação, a experiência enriquece o currículo e aumenta as chances de contratação no início de carreira. Por isso, aproveite estas dicas e informações práticas sobre estágio profissional.
7 dicas práticas para conseguir um estágio profissional
Quem está em busca de uma oportunidade de estagiar pode impulsionar suas chances com estas dicas:
- Consulte o diretório acadêmico de sua faculdade ou o setor de orientação a estudantes da instituição de ensino que você frequenta para se informar sobre parcerias com empresas ou programas de estágio.
- Prepare um currículo simples, objetivo e com aparência profissional.
- Aprenda como fazer uma carta de apresentação para estágio e se diferenciar de concorrentes que apenas enviam o currículo.
- Pesquise anúncios de vagas de estágio em plataformas de recrutamento e outros sites confiáveis.
- Crie um perfil no LinkedIn e entre em sites de empresas que atuam na área desejada para conferir a adesão a programas de estágio.
- Não tenha vergonha de avisar às pessoas que você está em busca de estágio e pedir indicações ou contatos em empresas.
- Participe de eventos, workshops e aproveite as oportunidades de desenvolver novos conhecimentos e habilidades para incrementar seu currículo.
Assim como é importante escolher o curso ideal para você, vale a pena definir um foco no campo profissional do seu curso ao procurar por vagas para estagiários.
Dúvidas comuns sobre o estágio profissional
Você sabia que não é preciso estar cursando o ensino superior para estagiar? A legislação brasileira permite estágios para quem faz cursos profissionalizantes, inclusive em nível de ensino médio e educação especial ou na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). A seguir, confira outros esclarecimentos importantes sobre o estágio profissional.
Quanto tempo dura um estágio?
A duração de um estágio não tem limite mínimo, mas seus prazos máximos são regulamentados pela Lei do Estágio. Atualmente, é permitido contratar estudantes para estágios pelo período máximo de dois anos. Esse limite não se aplica a pessoas com deficiência e, em ambos os casos, há opções de renovação de contrato e possibilidade de prorrogação após o término do curso.
As empresas podem efetivar estagiários?
Sim. As empresas podem efetivar quem tiver um bom desempenho no trabalho, que deixam de ser estagiários e entram para o quadro de funcionários com a devida troca do regime de contratação. Segundo levantamentos estatísticos da Associação Brasileira de Estágios (Abres), as chances de efetivação de estagiários podem chegar a 60% em alguns segmentos da economia.
Posso fazer estágio profissional no exterior?
Algumas empresas e organizações não governamentais oferecem programas de estágio no exterior com possibilidade de remuneração e assistência com o processo de obtenção de vistos, acomodações, inscrições em cursos de idiomas etc. Você pode fazer um desses estágios nas férias ou consultar sua instituição de ensino para saber como proceder.
Qual é a carga horária do estágio para estudantes?
A carga horária máxima do estágio para estudantes é de 6 horas por dia, o que equivale a uma jornada de 30 horas semanais de trabalho. Não é permitido ultrapassar esses limites ou fazer banco de horas para compensação em outros períodos, que é comum em muitas equipes de funcionários.
Quais são os principais direitos dos estagiários?
Além da jornada de trabalho limitada a 30 horas, como citado anteriormente, a contratação de estagiários deve respeitar os horários de aulas e possibilitar a carga horária reduzida no período de provas. Quem atua há mais de um ano na empresa tem direito ao recesso remunerado de um mês. Apesar de não terem direito a 13º salário ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), algumas empresas estendem à equipe de estagiários o mesmo pacote de benefícios oferecidos a seus funcionários.
Quanto ganha um estagiário?
Como o estágio profissional não segue o mesmo padrão da contratação com vínculo empregatício, não é estipulado um salário mínimo para estagiários. Inclusive, a remuneração é facultativa no caso dos estágios supervisionados que fazem parte dos requisitos para a formação superior. Já para os estágios não obrigatórios, as empresas devem conceder auxílio-transporte e bolsa ou outra forma de compensação pelo trabalho. Os valores variam de acordo com a área de atuação e a carga horária (que pode ser inferior a 6 horas por dia).
O estágio profissional ajuda você a desenvolver habilidades e experiências importantes para consolidar sua carreira. Para que tudo transcorra com tranquilidade, procure garantir que todos os detalhes estejam definidos com clareza no Termo de Compromisso de Estágio.