Certificar-se de que os aplicadores de maquiagem estão realmente — e sempre — bem higienizados é imprescindível para assegurar não apenas a saúde da sua pele, mas, inclusive, para atingir um acabamento bonito e impecável. Afinal, pincéis, esponjas e outros acessórios costumam acumular muitos resíduos de produtos, oleosidade e até sujeira do ambiente, o que impacta diretamente na qualidade da maquiagem e na saúde da pele.
Além disso, a limpeza regular te auxiliará a prolongar a durabilidade dos itens, economizando a necessidade de substituições frequentes. E se você precisa de novos produtos de limpeza adequados e acessórios de qualidade, vale conferir um cupom Beleza na Web, que traz ótimos descontos para cuidar bem do seu kit de make.
Importância de limpar os aplicadores de maquiagem
Limpar os pincéis de maquiagem é muito mais do que uma questão estética, essa prática deve ser um hábito importante para a higiene e saúde da pele. Com o uso diário, os acessórios acumulam muitas partículas de maquiagem, células mortas e até bactérias, o que pode gerar irritações, espinhas e alergias.
Além disso, a limpeza regular ajuda a manter o desempenho dos aplicadores, garantindo que eles distribuam os produtos de modo uniforme e proporcionando acabamento perfeito.
Produtos ideais para limpeza de pincéis e esponjas
Cada aplicador exige cuidados específicos e produtos que limpem sem danificar as cerdas ou esponjas. Mas não se preocupe, pois aqui explicaremos como você pode fazer a higienização dos principais.
Pincéis
Para os pincéis de maquiagem, o ideal é utilizar produtos específicos de limpeza, como shampoos neutros ou sabonetes líquidos antibacterianos. Eles ajudam a limpar sem agredir as cerdas. Se você tiver pincéis sintéticos, algumas gotinhas de óleo de coco ou azeite usadas antes da lavagem com sabonete podem ajudar a remover resíduos de produtos mais densos, como bases e corretivos.
Esponjas de maquiagem
As esponjas precisam de um produto que penetre bem, como sabonetes líquidos ou líquidos de limpeza, específicos para esponjas. Ah, tente não pressionar a esponja com força demasiada, para que ela se mantenha sempre íntegra e funcional. Para uma limpeza eficiente, aperte levemente até remover todos os resíduos.
Outros acessórios
Pode não parecer, mas pinças, espátulas e aplicadores de máscara de cílios também precisam de atenção. Esses acessórios podem ser limpos com álcool 70% para desinfecção, garantindo que fiquem livres de impurezas e prontos para o próximo uso.
Passo a passo para limpeza eficaz
Este é o momento de colocar — realmente — a mão na massa! Vamos lá? Mas para fazer isso de forma assertiva, vamos te explicar detalhadamente como você pode realizar a higienização de cada acessório.
Pincéis
Molhe as cerdas em água morna e aplique uma quantidade pequena de shampoo ou sabonete líquido. Em uma superfície bem higienizada, com movimentos em círculos, enxágue o pincel. Repita a operação quantas vezes forem necessárias, de modo que a água saída dele seja bem cristalina.
Depois desse processo, esprema o excesso de água com cuidado e coloque o pincel em uma toalha para secar na posição horizontal, evitando que a umidade afete o cabo.
Esponjas
Comece molhando a esponja e, na sequência, aplique o sabonete líquido. Com apertões suaves, certifique-se de que o produto está realmente atingindo os resíduos da make. Enxágue bem até a água sair limpa e deixe secar ao ar livre sobre uma toalha. Pode ser a mesma que os pincéis.
Outros acessórios
Para acessórios como pinças e espátulas, por exemplo, limpe com um algodão embebido em álcool, removendo qualquer acúmulo de produto.
Qual a frequência de limpeza?
Assim como cada item tem suas especificações de limpeza, eles também têm seus tempos de limpeza. Para pincéis de base e corretivo, por exemplo, a limpeza deve ser semanal, já que acumulam resíduos mais rapidamente.
Para pincéis de sombra e pó, você pode higienizar a cada 15 dias, já que não entram em contato direto com a oleosidade da pele. Já as esponjas de maquiagem, assim como os pincéis de base e corretivo, devem ser higienizadas semanalmente.
Pinças e outros aplicadores podem ser higienizados mensalmente.
Evite molhar o cabo dos pincéis
Esse é um processo muito importante durante a higienização, já que o contato excessivo com a água pode acabar soltando as cerdas e danificando o cabo. Ao lavar, preste bastante atenção e concentre-se apenas nas cerdas.
Guarde em local seco
O local onde eles ficam guardados também é muito importante, para evitar que a proliferação de bactérias aconteça. Nesse sentido, evite deixá-los no banheiro, por exemplo, onde a umidade é alta, ajudando no crescimento de fungos e bactérias.
Secagem correta
Assim como o local onde eles ficam guardados, a área onde ficam secando também é relevante. Sempre opte por deixar secar ao ar livre, longe de fontes diretas de calor e na posição horizontal para preservar o formato dos pincéis.
Manter a rotina de limpeza dos aplicadores de maquiagem traz benefícios visíveis para a saúde da pele e a qualidade da maquiagem. Mas, seguindo todas essas dicas, você conseguirá preservar muito bem seus acessórios e a saúde da sua pele.