Fazer comidas para vender é uma das atividades mais lucrativas, pois o mercado da alimentação é imune a crises. Em tempos de inflação em alta, os consumidores buscam marmitas e alimentos prontos para facilitar seu dia a dia e, dependendo dos preços do supermercado, até economizar.
Então, se você pensa em entrar para esse ramo, vai gostar de ler este artigo e aprender como ganhar dinheiro fazendo comidas para vender. Vamos à leitura?
Comidas para vender: vale a pena fazer marmitas?
Fazer comidas para vender é uma ótima aposta para ganhar dinheiro, principalmente em tempos de alta dos preços dos alimentos. O produto que faz mais sucesso são as marmitas, que podem ser vendidas prontas ou congeladas e ajudam os consumidores a economizar no supermercado e nas refeições fora de casa.
Em 2022, por exemplo, a inflação dos alimentos em alta fez com que o vale-refeição dos trabalhadores durasse apenas 13 dias em média, segundo levantamento da Sodexo. Em um cenário como esse, as pessoas buscam por alimentos prontos e pelos famosos “kits marmitex” para economizar e equilibrar o orçamento.
Logo, é uma grande oportunidade para o empreendedor que pensa em fazer comida para vender e ganhar uma renda extra — ou, quem sabe, transformar a atividade em sua principal fonte de renda.
Como abrir um negócio de comida para vender?
Veja o passo a passo para fazer comidas para vender e lucrar no mercado de alimentos prontos.
Crie um cardápio
O primeiro passo para fazer as comidas para vender é pensar no cardápio que você vai oferecer para os clientes. Se for trabalhar com marmitas, é importante pensar em opções de pratos para cada dia da semana ou planejar kits de marmitex congelados com diferentes menus.
Lembre-se de oferecer sabores variados e pensar em opções para pessoas vegetarianas, veganas, com intolerâncias alimentares, que seguem dietas fit, etc.
Encontre fornecedores
Para fazer marmitas, você vai precisar de fornecedores de ingredientes de qualidade. Então, faça um mapeamento dos principais fabricantes e distribuidores de alimentos da sua cidade e monte uma lista para começar seu negócio.
Venda por delivery
Hoje, o modelo de negócio que faz mais sucesso no ramo de alimentação é o delivery. Por isso, pense em uma logística para entregar suas marmitas, seja com um veículo próprio, contratando um motoboy ou utilizando um aplicativo como o iFood.
Formalize sua empresa
Para vender comida, você precisa formalizar sua empresa, ou seja, abrir um CNPJ. O caminho mais fácil para isso é abrir um microempreendedor individual (MEI), como veremos em detalhes mais adiante.
Consiga uma licença sanitária
Por fim, quem trabalha fazendo comidas para vender precisa de uma licença da vigilância sanitária do município. O procedimento é diferente em cada cidade, por isso, você deve buscar informações na prefeitura e fazer a solicitação da licença.
Após o requerimento, será feita uma inspeção na sua cozinha para checar se há boa higiene e regras básicas de manejo de alimentos.
MEI pode vender marmita?
Sim, o MEI pode vender marmita se for registrado no CNAE 5620-1/04, o código de atividade econômica referente ao fornecimento de comida preparada de produção própria e serviço de alimentação. Tudo o que você precisa fazer é abrir MEI pelo Portal do Empreendedor, em um processo simples, rápido e gratuito.
Então, é só selecionar a atividade de marmiteiro para poder vender comida pronta dentro da lei. Lembrando que é preciso conseguir a licença da vigilância sanitária na sua cidade.
Viu como é possível fazer comidas para vender e lucrar? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais ideias de negócios!