Diz a sabedoria popular que as mulheres gostam mais dos carecas, mas a verdade é que esse é um problema que deixa grande parte dos homens desconfortáveis. A queda de cabelo – cuja designação científica oficial é alopecia – é uma condição que afecta sobretudo os homens, se bem que também existem mulheres que podem ter essa condição. E diz-se que a queda de cabelo é um problema quando ocorre a queda de mais de 100 fios por dia.
A queda capilar é um processo natural, que acontece diariamente e em todas as pessoas. Afinal de contas, é assim que o cabelo se renova, mantendo-se saudável. Contudo, é necessário ter em atenção quando esta perda é excessiva. Claro que a forma de ter a certeza passa por consultar um dermatologista. Esse é o especialista responsável por diagnosticar todos os problemas e condições do couro cabeludo.
Assim, se nota uma maior que dos fios de cabelo durante o banho ou enquanto se penteia, se nota um grande número de fios ao longo dia nas suas roupas, então é altura de se manter atento. Analise o seu couro cabelo e procure por falhas. Além disso, pode fazer um teste. Segure com a mão numa mecha de cabelo e puxe, analisando quantos fios se soltam. Se forem mais de 20 ou 30 fios, então essa é uma quantidade muito elevada. Além disso, verifique se o seu cabelo ficou mais ralo, podendo utilizar fotografias antigas para comparar.
AS CAUSAS QUE LEVAM À QUEDA DE CABELO
Muitas pessoas questionam-se quais são as causas que levam à queda do cabelo, mas a verdade é que não existe uma resposta correcta a esta pergunta. Existe sim uma série de condições e comportamentos que podem levar a esse problema. Por isso, tendo em conta que não existe um tratamento eficaz para a queda de cabelo, o mais importante é apostar mesmo na prevenção.
A verdade é que parece haver uma predisposição genética. Ou seja, se o seu pai ou avô tinham propensão para a queda de cabelo, é bem provável que venha a desenvolver esse problema também. Além disso, no caso das mulheres, as flutuações hormonais também podem levar à alopecia, o que significa que a gravidez ou a menopausa podem levar a um aumento da que dos fios de cabelo.
Claro que existem comportamentos que podem estar associados à alopecia. O stress e a ansiedade, assim como estilos de vida pouco saudáveis e sedentários, são em geral maus para a saúde, contribuindo inclusive para a queda de cabelo e para um couro cabeludo pouco saudável. Finalmente, mas não menos importante, a destruição, os distúrbios no corpo (infecções, problemas de tiróide ou falta de ferro, por exemplo) podem causar igualmente a queda de cabelo.
DICAS E CONSELHOS PARA EVITAR A QUEDA DE CABELO
Como já referimos acima, não existe propriamente um tratamento cem por cento eficaz contra a alopecia, o que significa que a melhor forma de evitar a queda de cabelo passa por apostar na prevenção. Existem varias dicas e conselhos que podem adoptar no seu dia-a-dia, de forma a melhor a sua qualidade de vida, aumentar o conforto físico e psicológico e, entre outras coisas, garantir uma melhor saúde do seu couro cabeludo.
Assim, procure seguir um estilo de vida saudável, diminuindo os níveis de stress e de ansiedade na sua vida. Procure manter uma separação clara entre a sua vida pessoal e profissional, garantindo assim que um e outro não se misturem. Além disso, consuma muitos líquidos. Lembre-se que deve beber entre 1,5 e 2 litros de água diariamente. Uma boa hidratação contribui para uma vida saudável e, claro, para um couro cabeludo mais forte e resistente.
Isso leva-nos à última recomendação, que passa por tomar medidas para fortalecer o seu cabelo. A sílica, a biotina e a vitamina B ajudam a previr a queda do cabelo e são facilmente adquiridos em lojas de suplementos nutricionais e farmácias. É que estes produtos, além de serem recomendas para a saúde do couro cabeludo, ajudam também a fortalecer as unhas e os tecidos conjuntivos. Em caso de dúvida, deve sempre consultar a opinião do seu médico de família ou de um especialista.