O seguro para cartão de crédito facilita bastante a vida dos consumidores, pois você pode contar com uma proteção financeira em caso de roubo ou de uso inapropriado de seus dados bancários.
Nem sempre estamos imunes a situações indesejadas que envolvem nosso cartão de crédito, e é para essas exceções que serve o seguro. É uma medida preventiva que traz mais segurança em diversos casos.
Durante o ano de 2022, os golpes online causaram aos brasileiros um prejuízo estimado em mais de R$ 550 milhões, segundo levantamento realizado por OLX e AllowMe. Por isso, é bom ter meios de se resguardar.
Quer saber mais sobre como funciona o seguro para cartão e decidir se essa é uma opção interessante para você? Continue lendo!
Para que serve o seguro para cartão de crédito?
O seguro para cartão de crédito é uma proteção oferecida pelas operadoras de cartão para garantir a segurança financeira do cliente em casos de perda, roubo, clonagem, fraude, entre outros imprevistos.
Assim, quem contrata este serviço poderá ser indenizado caso alguma dessas eventualidades aconteça. As coberturas mais comuns são:
- Proteção contra compras não autorizadas ou fraudes
- Cobertura em caso de perda ou roubo do cartão
- Reembolso de compras feitas por terceiros com o cartão roubado ou clonado
- Proteção em caso de saque mediante coação ou ameaça
- Indenização aos familiares por morte acidental
- Possibilidade de seguro-viagem incluso.
Vale lembrar que as coberturas podem variar de acordo com a operadora do cartão e o tipo de seguro contratado. Isso você vai saber ao ler as condições e cláusulas do contrato antes de aderir ao serviço.
Como funciona o seguro para cartão de crédito?
Em geral, o seguro para cartões de crédito é pago de forma mensal, podendo ser debitado diretamente na fatura do cartão ou por meio de débito em conta. Ou seja, funciona como uma defesa extra para o usuário em casos de uso impróprio do cartão por criminosos.
Essa proteção vale por um determinado período. Você contrata o serviço com a instituição financeira e, em troca, recebe uma série de benefícios.
Se você perdeu ou teve o cartão roubado, por exemplo, pode acionar o seguro para receber um novo cartão ou reembolso de compras feitas de forma fraudulenta. Se houve compras não autorizadas, também é possível solicitar reembolso total ou parcial.
Vale a pena ter um seguro para cartão de crédito?
Para quem possui limites altos de crédito e realiza movimentações frequentes no cartão, o seguro de cartão de crédito com certeza vale a pena. Em situações cobertas pelo serviço, o valor da indenização tende a ser mais expressivo.
No entanto, mesmo que você não tenha limites altos no cartão, pode valer a pena. Para isso, é preciso calcular o custo-benefício ao contratar o seguro. Você pode estimar, por exemplo, quanto investirá no serviço durante um ano e avaliar se suas movimentações do cartão superam esse valor.
Em todo caso, a grande vantagem é a tranquilidade gerada pela segurança financeira em situações de risco. Além disso, alguns seguros oferecem proteção em caso de desemprego involuntário ou morte acidental.
Como ativar o seguro para cartão de crédito?
Para ativar o seguro para cartão de crédito, é necessário entrar em contato com a seguradora ou instituição financeira responsável pelo seguro. A ativação pode ser feita por telefone, e-mail ou diretamente pelo site da seguradora.
Dependendo da cobertura contratada, será necessário apresentar documentação comprobatória, como boletim de ocorrência, para que o problema seja avaliado e o seguro possa ressarcir a vítima em caso de fraudes financeiras. Agora você já sabe como funciona o seguro para cartão de crédito!