Você sabe o que faz e quanto ganha um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas? A área vem sendo uma das que mais crescem em todo o mercado de tecnologia. Com isso, há oportunidades de bons ganhos e experiências em grandes empresas.
Mais do que apenas a hospedagem de sites, o profissional de análise e desenvolvimento de sistemas atua especialmente no desenvolvimento e implementação de sistemas.
Mas o que faz um profissional na área? E o que de fato é a análise e desenvolvimento de sistemas? Continue a leitura e entenda mais!
Análise e desenvolvimento de sistemas: o que é?
Antes de mais nada, vamos entender o que é a análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Em resumo, essa é uma área da tecnologia da informação que se concentra no estudo, planejamento, desenvolvimento, implementação, teste e manutenção de sistemas computacionais.
Assim, os profissionais da área trabalham para atender às necessidades de negócios e organizações por meio de soluções com software customizadas e eficientes.
Dessa forma, a ideia é trazer uma alternativa que melhore a produtividade, automatize processos ou ajude no armazenamento e gerenciamento de informações.
O que faz um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas?
Ou seja, podemos dizer que o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é responsável por desenvolver e implementar soluções de software.
De forma resumida, o principal objetivo da atuação desse profissional é atender às necessidades de usuários, empresas ou outros profissionais. Eles trabalham para melhorar a eficiência, automatizar processos, armazenar e gerenciar informações seguras e eficientes.
Contudo, a atuação desse profissional é um pouco mais ampla. Confira a seguir algumas das responsabilidades específicas deste profissional:
Projeto de sistemas
Uma das principais responsabilidades de quem atua com análise e desenvolvimento de sistemas é projetar soluções de software adequadas.
Basicamente, o analista e desenvolvedor criar modelos de sistemas, diagramas de fluxo de dados e especificações técnicas.
Manutenção
Outra função do profissional de análise e desenvolvimento de sistemas é garantir que o software esteja funcionando corretamente e sempre atualizado.
Sendo assim, são deles a atribuição em realizam atualizações regulares, corrigem bugs e realizam melhorias ao sistema.
Análise de requisitos
Também é o profissional de análise e desenvolvimento de sistemas quem trabalha em colaboração com o cliente ou equipe para entender suas necessidades e requisitos de cada projeto.
Dessa forma, eles realizam uma análise detalhada desses requisitos, além de traduzi-los em um sistema específico.
Desenvolvimento de software:
O desenvolvimento das soluções por meio de software, com a escrita, teste e correção de códigos também é trabalho de quem atua na área.
Com isso, os profissionais utilizam uma ampla gama de tecnologias e linguagens de programação para que isso seja possível.
Implementação
Por fim, também é parte do trabalho na área de análise detalhada dessas necessidades a implementação das soluções desenvolvidas. Em resumo, isso é feito no ambiente de produção.
Isto é, além do próprio desenvolvimento, quem atua como desenvolvimento também pode ser responsável por realizar treinamentos para usuários finais ou garantir todo um suporte técnico.
Análise e desenvolvimento de sistemas: 5 motivos para ingressar
Agora que você já sabe o que é a análise detalhada dessas necessidades e o que faz um profissional na área, resta saber quais são os motivos para ingressar nesse mercado.
E para te ajudar, separamos a seguir 5 motivos que fazem da análise detalhada dessas necessidades uma boa alternativa.
Oportunidades de carreira
Em primeiro lugar, um dos principais motivos que fazem da área uma boa alternativa são as oportunidades de carreira. A demanda por profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas é alta e está crescendo continuamente.
Apesar de muitas empresas passarem por momentos de instabilidade, o mercado de desenvolvimento continua com uma alta demanda. Sendo assim, há a oferta de oportunidades de carreira em uma ampla gama de empresas, setores e países.
Desafios constantes
Outro fator que destaca o trabalho com a análise e desenvolvimento de sistemas interessante é a oferta de desafios constantes. Isto é, pela amplitude do mercado, há sempre novos desafios à espera dos profissionais.
Dessa maneira, você pode aprender e crescer continuamente atuando na área. Da mesma forma, quem trabalha no mercado também tem a oportunidade de atuar em projetos complexos e desenvolver soluções inovadoras.
Salários atraentes
Apesar de já termos citado a instabilidade que algumas empresas vêm enfrentando, o que gerou algumas demissões, o salário médio para profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas continua atraente.
Competitivo, o mercado traz uma variação de salários conforme o nível de experiência, habilidades e localização. Isto é, um mesmo profissional pode ganhar mais ou menos dependendo da variação desses fatores.
Além disso, existe ainda a chance de atuar em empresas fora do Brasil, já que o mercado de desenvolvimento traz vagas internacionais. Para isso, claro, há a exigência de uma proficiência maior em inglês.
No Brasil, a média salarial da área gira em torno de R $5.700,00. Assim, os valores se mantêm atrativos mesmo para quem não deseja sair do país.
Flexibilidade
Mais um fator positivo na carreira de análise e desenvolvimento de sistemas é a maior flexibilidade comparada a outras áreas. Em resumo, a profissão vem, cada vez mais, oferecendo vagas remotas para que você possa trabalhar em casa.
Além disso, muitas empresas estão procurando contratar profissionais em regime de freelancer. Isso, por sua vez, permite que você esteja em mais de um projeto simultaneamente, ganhando mais experiência e dinheiro.
Sensação de realização maior
Por fim, mas não menos importante, ao desenvolver soluções de software eficientes, os profissionais da área têm um impacto positivo na vida das pessoas e empresas.
Isso, por sua vez, faz do trabalho algo muito mais gratificante e significativo. A longo prazo, esse também é um grande incentivo para se manter focado nos seus objetivos de carreira.
Conclusão
Com isso, deu para notar que a área de análise e desenvolvimento de sistemas é uma excelente oportunidade para quem deseja atuar no mercado de tecnologia.
No entanto, quem deseja ingressar no mercado deve apresentar conhecimento em programação, design de sistemas, metodologias de desenvolvimento de software, banco de dados, segurança da informação e gerenciamento de projetos.