Desde desenvolver o raciocínio lógico até explorar as estrelas, os jogos de videogame são um forte aliado na educação
Muitos pais e educadores ainda possuem preconceitos e medos sobre o uso de consoles de videogames pelas crianças durante a fase de educação Infantil. O argumento é de que videogame vicia, queima neurônios e faz as crianças perderem o interesse pelo restante das coisas importantes da vida, além de prejudicar o desempenho escolar. No entanto, os estúdios desenvolvedores de games estão cada vez mais conscientes sobre esse tipo de preocupação e se propõem a desenvolver games que possam agregar ao desenvolvimento de seus usuários, principalmente na fase da infância. Isso não exime a obrigação dos pais e responsáveis de acompanhar as crianças para que não exagerem na dosagem ou para que tenham acesso a jogos compatíveis com a sua faixa etária.
Jogos ajudam a trabalhar o raciocínio lógico
Um dos grandes atrativos dos games é o desafio que eles trazem para os jogadores; afinal, se a fase for fácil, não vai ter graça nem será prazeroso superá-la. Justamente esse nível de desafio imposto ao jogador faz com que a criança desenvolva o raciocínio lógico para superar os obstáculos da fase; além disso, as habilidades de resolução de problemas e velocidade de raciocínio também são desenvolvidas.
Outro benefício é que jogos ajudam na concentração em tarefas; como todo jogo tem um objetivo em foco, eles fazem com que os jogadores se concentrem para que aquele objetivo seja atingido, seja coletando recursos, explorando mapas ou resolvendo missões que vão auxiliar no desenrolar daquele problema.
Videogame ajuda a lidar com frustrações
Assim como em qualquer outro tipo de jogo, é comum perder uma partida de um videogame, mas a possibilidade de começar de novo e tentar novas abordagens auxilia a criança a desenvolver a persistência e resiliência frente a um novo desafio. Dessa forma, ao ser colocada em uma situação controlada que pode resultar em uma frustração, ajuda a criança a conviver com esse sentimento e superá-lo, através de dedicação, trabalho em equipe, análise de erros e acertos, e essa habilidade pode ser transportada para a escola ao enfrentar uma prova difícil ou analisar os motivos de uma nota baixa em determinada matéria, e não simplesmente aceitar aquela condição.
Jogos também dão aulas
Muitos games são desenvolvidos com o foco em algum acontecimento histórico, como a saga de jogos Assassin’s Creed, em que o jogador assume um personagem que viveu durante aquele período e passa a ver aquele recorte de tempo como algo vivo, com pessoas, amores, guerras, e não como uma nota em um livro de história.
Outros jogos são baseados em aplicação de física, como o jogo Kerbal Space Program; nesse título, o jogador deve comandar um programa espacial de um planeta fictício baseado no programa da NASA e construir foguetes e estações espaciais utilizando conceitos de física, como empuxo, densidade, aerodinâmica e termodinâmica, para completar com sucesso as missões daquele programa de exploração espacial.
Existem diversos outros temas que podem ser abordados pelos videogames, como música, gerenciamento, psicologia, investigação, medicina, mecânica, e todos são aliados para que a criança desenvolva gostos e descubra suas preferências, que podem guiar sua carreira por vir. Grande parte desses jogos está disponível para computador e consoles, como o PS4, e até mesmo em aplicativos para smartphones.