Muçulmano e muito conservador, país-sede do Mundial proíbe comportamentos normais para o Ocidente
A Copa do Mundo do Catar 2022 está muito perto de começar! A partir do dia 20 de novembro, 32 seleções disputarão o campeonato mais importante do mundo do futebol, sob os olhares de 1,2 milhão de turistas que viajarão ao país do Oriente Médio para acompanhar os jogos e participar da festa. Essas pessoas, no entanto, precisarão tomar cuidados para não desrespeitarem as leis do local.
Por ser um país muçulmano e bastante conservador, o Catar impõe algumas restrições bastante inusitadas aos olhos de quem pratica outras culturas. Dos 32 países envolvidos na disputa da Copa do Mundo, 25 têm religiões cristãs ou budistas como predominantes em seus territórios, cerca de 78%. Dessa forma, determinados comportamentos naturais para quem não é muçulmano são vetados no país-sede do Mundial.
Demonstrações de afeto
Quem for viajar em casal ou se interessar por alguém no Catar precisará controlar a empolgação. Demonstrações de afeto em público são proibidas e passíveis de multa de mais de R$ 4 mil, detenção de seis meses ou até açoitamento. Relações sexuais entre pessoas que não são casadas também são consideradas crime.
Por outro lado, a organização da competição assegurou que andar de mãos dadas está permitido e que as leis valem tanto para casais heterossexuais quanto homossexuais. Vale lembrar que a comunidade LGBTQIA+ teve sua segurança garantida pelo presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Catar, Nasser Al-Khater, porém a homossexualidade é crime passível de pena de morte no país.
Futebol e cerveja, com muito cuidado
A “intoxicação pública” também é criminalizada no Catar, de modo que o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e até alguns remédios é proibido no país. Consequentemente, os torcedores não poderão andar bêbados pelas ruas de Doha e precisarão “tomar uma” com muita parcimônia.
A importação de bebidas alcoólicas está absolutamente vetada pelo governo local, porém lugares determinados nas fan zones e no estádio, além de hotéis e restaurantes licenciados, poderão comercializar cervejas e drinques. A organização da competição reservará espaços para que turistas embriagados recobrem a sobriedade e não cometam infrações nas ruas.
Roupas
Nesta época do ano, os termômetros marcam temperaturas por volta dos 30°C na região da Copa do Mundo. Devido ao calor e ao agito da torcida, certamente, muitos torcedores terão vontade de tirar a camisa. Entretanto, este é um ato proibido, e é de bom tom que os homens evitem o uso de regatas e bermudas.
Por sua vez, as mulheres devem estar sempre com os ombros cobertos, evitar decotes, roupas curtas e justas. Os agentes da Fifa estão orientados a intervir amigavelmente em situações de vestimentas inadequadas.
Outros cuidados
De qualquer forma, 229 bilhões de dólares foram investidos para um megaevento, em um país extremamente luxuoso e diferente. Portanto, ainda dá tempo de você aproveitar a aproximação da Black Friday para encontrar uma passagem aérea barata e acompanhar o maior evento futebolístico do planeta.
Assim sendo, se você for ao Mundial, lembre-se de outros dois cuidados: não tirar fotos de terceiros sem autorização nem cumprimentar mulheres cataris com contato físico.