Os animais de estimação são grandes companheiros e estão sempre alegrando nossos dias. Podemos dizer que ter a companhia deles é um verdadeiro privilégio. Além disso, a convivência com pets auxilia no bem-estar de crianças e adultos, e contribui para o tratamento de transtornos de ansiedade e depressão. Todavia, eles também necessitam de alguns cuidados mais específicos para que sejam e estejam felizes e muito saudáveis sempre.
A prevenção de um problema é sempre uma alternativa muito melhor do que ficar lidando com as consequências, ainda mais quando nos referimos à saúde dos animais de estimação. Felizmente, a cada dia que passa, os tutores de pets têm à disposição diversas opções para a prevenção de diferentes problemas de saúde. Conhecer os cuidados essenciais é um grande passo para garantir o bem-estar do seu animalzinho.
Os cuidados com o seu animal de estimação começam no dia a dia e nos pequenos detalhes, quando você mantém a água sempre fresca, quando brinca e os leva para passear e até mesmo na ração que você escolhe. Isso porque, por exemplo, se o seu gatinho acabou de ser castrado, é muito importante que você alimente ele com uma ração para gatos castrados, pois isso vai garantir que a recuperação seja muito mais tranquila.
Abaixo, você confere uma lista completa com seis cuidados que são essenciais para a saúde do seu animal de estimação.
1 – Preste atenção nas suas emoções
Por mais que o nosso amor pelos pets seja infinito, nem sempre sabemos como garantir conforto emocional para eles. Os animais de estimação precisam de tanta atenção quanto uma pessoa. Eles se sentem sozinhos, ficam com saudade, sentem-se estressados e ansiosos, e alguns até mesmo são diagnosticados com depressão.
2 – Dê todas as vacinas
Durante todo o primeiro ano de vida do animal de estimação ele vai precisar tomar várias vacinas. Depois disso, também é necessário dar doses de reforço. Não se esqueça de que as vacinas são indispensáveis, uma vez que evitam e, em algumas situações, até impossibilitam que o animal contraia doenças como cinomose, raiva e gripe canina, por exemplo. Vale ressaltar que algumas dessas vacinas são obrigatórias.
3 – Faça exames regularmente
Efetuar exames periódicos com adequada regularidade é mais um cuidado imprescindível. Isso porque, como ação preventiva, assegura a boa saúde do animal e, em situações de enfermidades, estas sejam percebidas, localizadas e tratadas imediatamente. A realização do check-up total te dará um panorama de como anda a saúde do seu amiguinho. Com ele, o profissional veterinário consegue verificar não somente se os órgãos estão funcionando apropriadamente, mas, inclusive, se há qualquer problema, desde os mais simples, como anemia e vermes, até mais complexos, como nódulos, por exemplo.
4 – Cuide da alimentação
Uma alimentação saudável também é muito importante para que o seu animal de estimação se mantenha sempre bem em relação a isso. De modo geral, tanto cães como gatos precisam de proteínas de boa qualidade, vitaminas, fibras e grãos. Uma ração de qualidade costuma ter todos esses elementos essenciais, mas você pode também aderir à alimentação natural. Existem muitos nutricionistas especializados em alimentação animal.
5 – Leve seu pet para passear
Os passeios são o momento favorito do seu pet e fazem muito bem tanto para a saúde física quanto mental deles. Fora ajudar no controle de peso dos animais, o passeio estimula os sentidos, além de aliviar o tédio e auxiliar a distrair caso ele esteja estressado ou ansioso.
6 – Previna carrapatos, pulgas e outros parasitas
Além de causarem incômodo e muitas vezes irritação na pele, esses parasitas podem causar doenças aos animais de estimação. Por isso, é muito importante que você se mantenha sempre atento a isso, mantendo uma boa frequência de banho e tosa e de exames periódicos. Além disso, tenha o costume de agir de modo preventivo, utilizando coleiras, shampoos, medicamentos e outros recursos que se façam necessários para evitar uma possível infestação.