Economizar nas compras de presentes de Natal é uma necessidade, pois essa é uma festa que demanda muitos gastos. Com tantos presentes a comprar, eventos a ir e a promover, nem sempre é fácil economizar. Amigo-secreto do trabalho, do condomínio, da academia, enfim, todas essas confraternizações são muito divertidas, mas também muito custosas financeiramente.
Felizmente, é possível usar algumas estratégias para minimizar esses gastos, como aproveitar a Black Friday, focar nas prioridades, entre muitas outras.
Para te ajudar com isso, trouxemos uma lista com as melhores dicas nesse sentido. Confira.
Estabeleça um orçamento e não o ultrapasse
Gastar sem planejamento pode fazer você gastar mais do que pode. Por isso, é importante definir um orçamento quando se trata de economizar nas compras de presente de Natal.
Por exemplo, se você vai aproveitar a Black Friday para comprar os presentes mais caros a um preço menor, estipule um teto para usar nessa data e o respeite. Você pode, por exemplo, determinar quanto gastar com todos os presentes e, dentro desse valor, especificar quanto será gasto com cada um. Por exemplo, 60% com presentes para a família próxima, como cônjuge, filhos e pais; 20% com amigos mais próximos; 10% com lembrancinhas para colegas mais distantes; e 10% com amigos-secretos.
Tenha uma lista de presentes para não se perder
Se você não tiver uma lista, pode acabar se perdendo e comprando coisas demais para uns, ao passo em que deixa outros sem nada. Então, faça uma lista com os presentes de maior prioridade primeiro e vá dando baixa à medida que compra cada item.
Aliás, uma dica interessante é colocar o nome da pessoa a ser presenteada, as opções a se considerar e o valor do teto que você pretende gastar com cada um.
Não espere a última hora
Como você já deve saber, os preços sobem quando se aproximam as datas das festas de fim de ano. Por isso, é importante se adiantar e comprar presentes, enfeites natalinos e demais itens usados nessas festas o quanto antes.
Afinal, a lei da oferta e da procura é mais que um conceito, tendo efeitos na pele, ou melhor, no bolso, quando deixamos tudo para a última hora.
Aproveite a Black Friday
A Black Friday é um evento perfeito para economizar nas compras de presentes de Natal. Isso porque, além da maioria das lojas fazerem promoções com descontos realmente expressivos, a Black Friday costuma acontecer na última sexta de novembro. Ou seja, a poucas semanas do Natal.
Assim, você pode economizar sem ter que ficar com os presentes guardados por meses. Portanto, se programe e tente economizar ao máximo para poder comprar produtos com desconto na Black Friday.
Prefira comprar à vista, se possível
Por falar em Black Friday, você deve saber que a maioria dos descontos maiores oferecidos pelas lojas nessa ocasião, que podem ser superiores a 70%, são para compras à vista.
Então, para economizar o máximo possível, tente priorizar esse tipo de pagamento em suas compras de presentes de Natal. Quando você compra à vista, pode negociar condições melhores, escolher o estabelecimento em que quer comprar, enfim, o poder de escolha é muito maior.
Sem contar que a maioria das lojas oferece descontos regulares para pagamentos no dinheiro ou no Pix, e os parcelamentos, seja crediário, seja cartão de crédito, costumam ter acréscimos de juros.
É claro que o parcelamento muitas vezes é inevitável, principalmente em itens de valor mais alto. No entanto, procure achar formas de juntar o dinheiro para comprar pelo menos uma parte dos itens à vista.
Fique de olho em promoções
Algo comum no comércio de todas as áreas são as promoções. Seja para troca de mostruário, troca de estações etc., sempre há ofertas boas no comércio. Por isso, é interessante ficar de olho e aproveitar, caso calhe de um presente da sua lista estar com um bom desconto.
No entanto, tome cuidado para não comprar algo inútil apenas por estar mais barato, por isso é importante ter uma lista objetiva de itens a comprar.