Nossa vida é sempre cheia de surpresas e novas fases, sendo necessário dar outros passos para atingir nossos objetivos. Sendo assim, devolver um imóvel alugado para a imobiliária em Balneário Camboriú ou em qualquer outra cidade, por exemplo, é uma tarefa simples, mas que se não for feita com o devido cuidado, pode gerar grandes dores de cabeça. Afinal, é importante saber o que diz o contrato, assim como entender quais são os direitos e deveres dos envolvidos, de acordo com a Lei do Inquilinato.
Justamente por isso, é importante contar com a ajuda da imobiliária, especialmente se você não tiver um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Mas, pensando em te ajudar a ter um pouco mais de noção sobre a devolução da casa ou apartamento, preparamos o post de hoje com dicas importantes. Vamos lá?
Aviso prévio
Segundo a Lei do Inquilinato, a entrega do imóvel é esperada assim que o contrato de aluguel finaliza o tempo determinado. Contudo, é necessário comunicar por escrito o interesse em não continuar na casa ou apartamento, pelo menos, 30 dias antes. Ou seja, se deseja entregar o imóvel, o proprietário ou imobiliária devem ser avisados. Com isso, você garante maior organização, tanto em relação à documentação quanto à possíveis reformas no local.
Tenha os documentos em mãos
Em seguida, é importante que você reuna todos os documentos necessários para rescindir o contrato, a fim de evitar dores de cabeça desnecessárias. Afinal, não é tão fácil lembrar de todos os detalhes que foram combinados no início do contrato, assim como a condição do imóvel.
Portanto, tenha consigo a vistoria inicial e o contrato de locação, visto que são esses os documentos que servirão como guia para revisar o que foi acordado no início.
Cheque as condições da propriedade
Logo no início do contrato de locação, é importante que haja a vistoria completa do imóvel, a fim de atestar as condições em que a propriedade foi entregue. Ela é fundamental, pois servirá de norte para possíveis reformas ao final do contrato, garantindo a segurança do inquilino e também do proprietário. Afinal, não poderão ser cobradas reformas indevidas, ou seja, de itens que já estavam quebrados ou danificados antes da mudança. Além disso, caso haja alguma alteração na propriedade, o locador terá o direito de receber o imóvel da forma original.
Revise o contrato
Caso tenha dúvidas sobre como devolver o imóvel alugado, uma boa ideia é revisar o contrato. Dessa forma, você terá uma ideia das exigências e o que precisa resolver antes de realizar a entrega das chaves.
Um dos itens mais comuns é a pintura das paredes e teto, mas também podem haver outras exigências importantes, como o pagamento de multas, se for o caso, além de checar prazos e deveres que precisa cumprir.
Esteja junto para a vistoria
A vistoria final é uma das etapas mais importantes na hora de devolver o imóvel, visto que é por meio dela que a imobiliária irá atestar se os reparos realmente foram feitos como foi exigido no contrato. Sendo assim, o ideal é que locador e locatário estejam presentes para acompanhar o processo e contestar algo que for pedido.
Durante essa etapa, serão avaliados itens como pinturas das paredes e teto, funcionamento de trancas e maçanetas, estrutura dos móveis planejados, presença de furos e alterações na estrutura do local, etc.
Verifique se todas as contas estão pagas
Antes de entregar o imóvel, é primordial conferir se todas as contas estão pagas, como as de água, energia, internet e condomínio, visto que são responsabilidade do inquilino. Dessa forma, você evita cobranças em seu nome. Da mesma forma, cancele os serviços ou peça portabilidade para o novo local que irá morar.
Atente-se ao prazo
Depois do aviso sobre a mudança, você tem um prazo para retirar todos os pertences do imóvel. Esse é um processo relativamente demorado e precisa ser bem planejado, a fim de evitar estresses desnecessários. Portanto, tenha uma boa organização e comece a empacotar os pertences, preferindo iniciar pelo que menos usa.
Entregue as chaves
Por fim, o último passo é entregar as chaves ao proprietário ou à imobiliária. Mas, além delas, também é necessário entregar as da caixa de correspondência, do prédio, senhas e controles de entrada, etc. Lembre-se que tudo isso deve ser registrado e formalizado com um termo de encerramento de contrato ou recibo de entrega, que deve ser assinado por ambas as partes.
Com isso, o contrato é finalmente encerrado e você pode dar início a uma nova etapa. Então, agora que você sabe como devolver um imóvel para a imobiliária após o final do contrato, já pode iniciar seu planejamento e colocar em prática nossas dicas.
Tenha em mente que a orientação de especialistas será fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias. Portanto, não deixe de tirar todas as suas dúvidas com o corretor ou imobiliária responsável e garantir a melhor experiência de mudança.