Conhecido por ser um mês com grande histórico de valorizações, outubro apresentou nova variação positiva, com o bitcoin registrando alta de mais de 21%. Veja o que esperar de novembro
Outubro se consolidou como o mês mais expressivo do mercado de criptomoedas, apresentando grandes valorizações consecutivas. A expectativa pelas altas históricas do mês é tão grande que ele ganhou até um apelido: “Uptober”. O termo é a junção das palavras do inglês: “Up”, que significa “alta”, e “October”, que significa outubro em português.
O “Uptober” ganhou força especialmente a partir de 2021, quando marcou uma grande valorização de 40% do Bitcoin em relação ao dólar. Além disso, mesmo em anos anteriores, os registros foram principalmente de alta. Desde 2014, houve apenas dois anos com registros de quedas.
Em 2023, não foi diferente; a criptomoeda registrou uma nova alta, valorizando-se em mais de 21% em relação à moeda norte-americana.
Na esteira do histórico de outubro, a comunidade do mercado cripto também observa o que é conhecido como “Moonvember”, uma junção das palavras “lua” (moon) e “novembro” em inglês. O termo surgiu após os eventos de 2021, quando o mercado vivenciou um rally histórico no período entre 30 de setembro até 9 de novembro, quando o bitcoin alcançou a máxima histórica de 69 mil dólares.
O que explica as valorizações históricas de outubro?
As variações dos ativos em geral ocorrem devido à lei de oferta e demanda: quanto maior a demanda e menor a oferta, maior é a variação positiva desses ativos.
A verdade é que não existe nenhum fundamento técnico isolado ou algum evento programado que explique o histórico registrado nos meses de outubro; parece ser, na realidade, um movimento natural.
Embora não seja possível atribuir isso totalmente, é evidente que o fator psicológico e as expectativas dos investidores desempenham um papel importante, elevando a demanda nesse período.
O que esperar de novembro?
Assim como não havia garantias de que outubro seria um mês tão positivo, mesmo com o bom histórico, não é possível prever como será novembro, e também não há como assegurar que o mês marcará a próxima alta histórica da moeda, como ocorreu em 2021. Se outubro costuma ser um excelente mês para o mercado, novembro é cercado de incertezas, apresentando tanto altas quanto quedas.
Sendo assim, não se pode prever uma nova valorização em novembro, mas as expectativas são boas. 2023 tem sido um ótimo ano para o mercado, chegando a superar a marca de mais de 110% de valorização nos últimos 10 meses. Dado o cenário, é bastante provável que novembro siga a mesma tendência.
Ainda é possível aproveitar as altas do mercado em 2023?
Sim! Embora estejamos na reta final do ano e já tenham ocorrido grandes variações, especialistas acreditam que ainda há espaço para valorização em 2023. A expectativa pela aprovação do ETF de Bitcoin no mercado à vista dos Estados Unidos, uma ferramenta que permitirá a negociação de cotas na bolsa de valores americana e que promete atrair grandes fundos de investimento, manterá o interesse pelo ativo em alta nos próximos meses. A aprovação pode ocorrer já em janeiro do próximo ano, o que contribuirá para manter o mercado aquecido.
Outro fator importante é que 2024 chegará com grande expectativa devido ao próximo halving do Bitcoin, um evento programado no qual ocorre a diminuição pela metade da recompensa paga aos mineradores. Historicamente, o evento é sucedido por grandes valorizações da moeda.
Aqueles que já estavam investindo em Bitcoin durante 2023 aproveitaram uma grande valorização. No entanto, para quem ainda não está no mercado, há a oportunidade de aproveitar o que se espera para os próximos meses. Entrar no mercado de criptoativos é bastante simples, bastando apenas ter conta em uma das corretoras de criptomoedas do mercado para começar a investir.