elon musk bilionário - Bilionário Elon Musk oferece ajudar para resgatar crianças presas em caverna na Tailândia

A situação do time de futebol juvenil e seu treinador presos em uma caverna na Tailândia está mobilizando esforços de diversas frentes. E podemos, em breve, ter uma nova: Elon Musk. O magnata, dono da SpaceX e da Tesla, ofereceu a expertise de sua empresa The Boring Company, especializada na construção de túneis, para encontrar uma solução para tirar os meninos da caverna Tham Luang, na província de Chiang Rai.

Em uma série de tuítes nesta sexta-feira (6), Musk afirmou que acreditava que o governo tailandês tivesse a situação sob controle, mas que, ainda assim, estava “feliz em ajudar se tiver uma maneira de fazê-lo”. O CEO da Boring Company afirmou que a empresa tinha um “radar de penetração terrestre avançado” e que ela era “muito boa em cavar buracos”, até sugerindo uma alternativa: “Inserir um tubo de nylon de um metro de diâmetro (ou um conjunto menor de tubos para seções mais difíceis) através da rede de cavernas e inflá-lo com ar como um pula-pula. (Isso) Deve criar um túnel de ar debaixo d’água contra o teto de caverna e se adaptar automaticamente a formas estranhas, como o buraco de 70 cm”.

Lembrado de que o percurso de saída leva cinco horas de natação para ser percorrido, Musk apontou que, com o tubo de ar, isso não seria problema. “O tempo de caminhada é em torno de 5 km/h, mas, se você está em um tubo de ar, o tempo não importa muito. Se o diâmetro do tubo for de 1,5 metro, uma caminhada rápida de 5 km levaria aproximadamente 40 minutos. Seria só se abaixar em seções mais estreitas”, explicou o CEO.

Em seguida, Musk disse que um dos engenheiros da SpaceX, por coincidência, estava na Tailândia e a caminho da caverna, pedindo na sequência para que um dos mergulhadores entrasse em contato com ele, Musk, por mensagem no Twitter. Mais tarde, atualizou a situação, tuitando que teve um bom retorno dos especialistas em cavernas na Tailândia, com quem estava ponderando um design de cápsula de fuga que poderia “ser seguro o bastante para se testar”. “Também construindo um tubo inflável com câmaras de vácuo. Menos provável de funcionar, considerando os contornos complicados, mas ótimo se funcionar”, completou.

Além das ideias criativas para se chegar a uma solução, Musk afirmou também que poderia fornecer bombas e baterias carregadas para ajudar na retirada de água dos túneis, como destaca a BBC.

Com a última atualização trazida por Musk de que a conversa com as autoridades estava sendo boa e a expectativa de que alguma alternativa eficiente seja encontrada, nos resta esperar o desfecho da história. Lembrando que chuvas fortes estavam previstas para este final de semana, podendo forçar um resgate ainda mais emergencial dos garotos e seu treinador.

Fonte: Gizmodo