Um encontro, ontem, na Granja Santana, entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), tendo como assunto principal a questão da violência na Paraíba, adicionou à pauta discussões políticas, abrindo caminho para que a parlamentar seja a segunda pré-candidata ao Senado na chapa do PSB, encabeçada pelo ex-secretário João Azevedo. Antes do encontro, que reuniu os secretários Cláudio Lima (Segurança), Waldson Souza (Planejamento) e o coronel Euler Chaves, comandante da Polícia Militar, Ricardo afirmou que Daniella tem perfil para representar a Paraíba no Senado, além de ser uma mulher com capacidade para desempenhar papel diferenciado na conjuntura política atual.

A audiência para trato do tema da Segurança Pública fora requerida no início do ano, diante da onda de ataques a bancos, assaltos contra pessoas e atuação da denominada “gang da marcha à ré”, intimidando comerciantes de Campina Grande. Estiveram presentes, também, representantes de diversos segmentos da economia e do setor produtivo local e, na oportunidade, foram avaliadas estratégias para um combate mais efetivo à criminalidade. Em paralelo, chamou a atenção a questão política-eleitoral. Ricardo, embora dizendo preferir que outras pessoas ou partidos se manifestem, teorizou que o “xadrez” ao Senado tem passado muito pela região de Campina Grande e vários nomes estão na pauta de discussões dentro do esquema aliado ou liderado por ele. “Os entendimentos (com Daniella) podem evoluir”, comentou o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, do PSB, disse que tanto o PP, partido a que Daniella pertence, como outras legendas que se afinem com o projeto socialista de poder no Estado serão bem acolhidas ao arco de alianças que tentará eleger o ex-secretário João Azevedo. Falando a uma emissora de rádio, Maia salientou que o requisito de defesa do projeto socialista serve, também, para a deputada Daniella Ribeiro. Gervásio se disse animado com as perspectivas de vitória na disputa por uma vaga à Câmara Federal, salientando que a força do PSB e do projeto administrativo executado pelo governo Ricardo Coutinho tem sido fundamental para alavancar a sua postulação. “A fórmula para obter espaços passa pela conversa com lideranças populares e pela continuidade das propostas de defesa do interesse público”, resumiu.

O parlamentar confirmou para amanhã, às 17h, a inauguração das novas instalações da sede do Poder Legislativo, denominado Casa de Epitácio Pessoa –e que ele considera um marco na história do Parlamento estadual. As obras foram deflagradas em dezembro e consolidam de vez a permanência da Assembleia na Praça dos Três Poderes, atendendo a uma reivindicação de setores preservacionistas para que o Centro Histórico de João Pessoa fosse revitalizado. Além do Plenário, inúmeros outros setores da Assembleia foram beneficiados. A nova Assembleia contempla a acessibilidade para que seja assegurada a presença de pessoas com deficiência. O governador Ricardo Coutinho foi convidado oficialmente para prestigiar as cerimônias.

Nonato Guedes