No que depender de uma empresa chamada Noveto, fones de ouvido podem se tornar coisa do passado. A startup está desenvolvendo uma tecnologia de “áudio focado”, que faz com que o som de dispositivos seja direcionado para seus ouvidos, impedindo que qualquer pessoa ao seu redor escute o que você está ouvindo.

Como relata o site Business Insider, o primeiro produto da empresa se chama Sowlo, que é um dispositivo não muito diferente de um soundbar ou caixa de som Bluetooth. A diferença, no entanto, é sua capacidade de levar o som diretamente para os ouvidos dos seus usuários.

Som direcional, no entanto, não é uma tecnologia nova. Já existe tecnologia que fazem com que o áudio siga uma linha reta e não se espalhe; o problema é que o usuário precisa manter o ouvido exatamente alinhado com a saída de som para escutar alguma coisa. O que a Noveto faz é misturar essa tecnologia com reconhecimento de imagem 3D para descobrir onde estão as orelhas do usuário para ajustar a saída de som diretamente para as orelhas.

Tecnologia de áudio pode fazer fones de ouvido virarem coisa do passado

A ideia da empresa é ir além de fornecer equipamento de áudio dedicado como o Sowlo. A companhia prevê um futuro em que sua tecnologia seria incorporada a outros tipos de aparelhos como celulares, tablets, TVs, monitores, ou até mesmo esteiras ergométricas. Para isso, no entanto, seria necessário fechar parcerias com fabricantes destes aparelhos.

A tecnologia é interessante por dispensar os fones, que por melhores que sejam costumam causar algum tipo de desconforto. No entanto, ela tem seus pontos fracos: ela não permite o isolamento sonoro, então você continua escutando o que acontece ao seu redor, e o seu rosto precisa estar em uma posição onde o áudio possa alcançar os dois ouvidos. Se você resolver olhar para o lado, por exemplo, só uma das orelhas será alcançada.

A empresa prevê que seus primeiros produtos cheguem ao mercado em 2019, ainda sem previsão de preço. Com informações do Olhar Digital