Normalmente, quando o seu celular é furtado ou roubado não tem mais jeito: a saída é bloquear o IMEI na operadora, fazer BO e procurar um novo. Hoje, nem sempre: com aplicativos que espionam o celular, é possível rastrear o aparelho e passar as informações para a polícia tentar recuperá-lo; ou, pelo menos, apagar os seus dados pessoais.

Você pode ver a localização do seu aparelho instalando um aplicativo adicional ou usando recursos que o próprio Android ou iPhone oferecem nativamente. Veja as opções.

Melhor opção: Cerberus

Nós já falamos do Cerberus com mais detalhes neste outro post. O app é a melhor alternativa para rastrear um celular roubado porque tem diversas funções além de somente mostrar a localização, como tirar uma foto da pessoa que está usando o aparelho, gravar áudio do ambiente e até mesmo ver as redes Wi-Fi nas quais o celular está conectado.

Para instalar o Cerberus no Android, é só baixar o aplicativo no Google Play — não há versão do apppara iOS. Ao criar uma conta, você entra em um período de testes e depois precisa pagar R$ 10 para obter acesso vitalício e desbloquear todas as funções, valor bem baixo considerando o que é oferecido.

Dica: o app é mostrado normalmente na lista de aplicativos do celular. Se você não quiser deixá-lo tão à mostra, basta baixar esta versão (download direto) do Cerberus que atua sob o nome de “System Framework” para mascará-lo.

A versão alternativa do Cerberus é um arquivo *.apk, que indica o formato dos aplicativos para Android. Por padrão, o seu celular não aceita a instalação de arquivos *.apk. Você deve ir em  Configurações > Segurança e ativar a opção Fontes desconhecidas para conseguir instalar o Cerberus_disguised.apk.

Como o Cerberus é um aplicativo bem completo, recomendo que você leia este outro post para aproveitar seus recursos. Para mais informações e solução de problemas, entre no site do Cerberus. Separamos algumas configurações úteis para o app:Cerberus

Leia Também:   Juíza de Mamanguape decreta prisão preventiva da ex-babá suspeita de furtar R$ 600 mil de uma família do Espírito Santo

 

-Ative o modo de administrador: entre nas configurações do Cerberus e toque em Estado: Desativado abaixo de “Adminstração do Dispositivo”. Depois, toque em ativar. É possível ver a lista de -administradores entrando em Configurações > Segurança > Administradores do dispositivo;
-Esconda o app da gaveta: Por padrão, até mesmo o “System Framework” é mostrado na gaveta de aplicativos. Para escondê-lo, entre no site do Cerberus, escolha o celular desejado, abra a lista de comandos, clique em Esconder ícone da lista de aplicativos e depois em Enviar comando;
-Depois de escondido, você pode iniciar o Cerberus digitando 23723787 no aplicativo de telefone e fazer uma ligação. O sistema vai automaticamente abrir o app;
O rastreamento do Cerberus é feito por Wi-Fi, dados móveis (3G/4G) e GPS; por isso, é importante que todas essas configurações no seu celular fiquem ativadas; caso contrário, não será possível saber a localização do celular.

Cerberus - site

Outra dica bem útil é ver a lista de comandos por SMS do Cerberus. Quando você não conseguir acessar o site, pode enviar uma mensagem SMS para o seu número com o texto ceberus [sua senha] [comando] que o aplicativo entenderá o que fazer. Dá, por exemplo, para ativar os dados móveis com o comando enabledata, caso o ladrão tenha desativado.

O único contra do Cerberus é que ele ainda funciona como um aplicativo, mesmo se escondido. Ou seja, se o ladrão formatar o seu celular, você perde a conexão. Por isso, veja a localização o quanto antes e bloqueie remotamente o celular com senha para dificultar a restauração de fábrica.

Importante: por mais que você consiga rastrear o ladrão, não vá atrás dele. Ensinamos esses passos para você mostrar a localização do seu celular para a polícia; é extremamente perigoso você procurar quem roubou o seu celular. Não coloque sua segurança em risco.

Leia Também:   Como usar o Waze para encontrar postos com combustível mais barato

Caso a polícia não tenha encontrado o celular, é possível apagar todos os seus dados com o comando wipe por SMS ou selecionando Apagar a memória do dispositivo no site do Cerberus. Também recomendamos que você bloqueie o IMEI do aparelho na operadora caso não haja mais esperanças.

Outras alternativas

 

Se você usa iPhone, a melhor opção é usar o Buscar iPone, criado pela própria Apple e ativado por padrão em todos os dispositivos da marca. É só entrar em icloud.com/find e fazer login com o seu Apple ID que a localização do aparelho será mostrado.

Depois, você tem algumas opções: Tocar Som, Bloquear e Apagar iPhone. Não dá para tirar foto da pessoa ou gravar áudio ambiente, mas já serve para bloquear o celular ou apagar seus dados de forma fácil.

Quem usa Android também tem algo parecido: o Gerenciador de Dispositivos, pré-instalado no celular, é uma espécie de Buscar iPhone, só que para Android. Ele não é tão completo como o Cerberus, mas pode ser ativado em Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo.

Fonte: Tecnoblog