Começa nesta sexta a Festa da Mandioca em Princesa Isabel. Serão três dias de muita festa e comida de todo tipo, destacando-se, claro, a galinha de capoeira com cuscuz e, sem sombra de dúvidas, a farinha de mandioca que é produzida na Lagoa de São João, local onde a festa se realiza.
**
A prefeitura contratou bandas para animar a galera. Durante o dia, o visitante conhece os produtos agrícolas e se deleita com a culinária. Quem já foi à festa da Mandioca em Lagoa de São João, não deixa de ir nunca mais. Eu mesmo tô roendo aqui, olhando de longe, vendo com os olhos e lambendo com a testa.
**
Lagoa de São João é um povoado de Princesa.Tem uma rua e uma igrejinha. A maior parte da população reside nos seus próprios sítios.Quando é dia de festa, o povoado fica cheio de gente sorridente, simpática e acolhedora. E as bibocas ganham o reforço dos tomadores de cana, que engolem as lapadas e tiram gosto com papel de embrulho, não sem antes dar aquela cuspida sonora no pé do balcão.
**
E as meninas de Lagoa de São João são lindras. Lindras e cheirosas. Têm o perfume do mato, o cheiro do marmeleiro, o aroma das canafístulas e a essência das juremas, que, como as rosas, têm espinho e têm flores.
**
Quando eu era menino, lá nos antigamentes, não havia ainda a Festa da Mandioca, mas se fazia a Festa do Padroeiro, São João. Papai levava sua máquina lambe-lambe para tirar retrato do povo e eu o acompanhava, e enquanto o velho retratava o pessoal, eu me aventurava pelas trilhas, veredas e caminhos, explorando mundos e caçando preás.
**
Já taludo, com todo gás, ia pra lá caçar namoradas.As meninas da Lagoa namoravam bonito, beijavam bonito, mas não coisavam, porque naquele tempo só se coisava depois de casar. No máximo um chumbrego mais acochado, um fungado mais amoroso, porém nada de abrir todas as portas, porque, quem se atrevia a tanto, ficava falada e virava hóspede de Estrela, lá na Rua da Lapa.
**
Portanto, leitor amigo, se você estiver sem programa e disposto a pegar a estrada,vá à Festa da Mandioca em Lagoa de São João, em Princesa, que não vai se arrepender.
**
O medo que faz é você gostar tanto ao ponto de não querer mais voltar pra casa.
**
E até casar, porque lá o que não falta é moça bonita e casadoira.