Dia das Mães: Gestos que valem mais que um presente (Foto: ThinkStock)

Nem só com palavras – e muito menos com presentes – é possível dizer “eu te amo”. Existem gestos fofos nos quais você pode apostar neste Dia das Mães, ou em todos os dias do ano, que podem demonstrar o seu amor, afinal, um gesto vale mais do que mil palavras. Já diria o ditado, né, mores!?

“As mães adoram um mimo nesta data. Uma boa dica é oferecer tudo que tenha significado e valor emotivo. Quando embasadas com ternura, coisas mínimas são capazes de dar a maior satisfação a uma mãe. Um flor, um cartão feito por você e um delicioso abraço seguido de um eu te amo é um presente com maior valor do que algo caro”, garante Juliana Fish, consultora da Personal Imagem e Comportamento.


A executive e master coach Bibianna Teodori, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching, garante que a principal razão para demonstrar amor sem ser por palavras é a personalidade. “Cada pessoa tem um modo preferido de percepção do mundo. Algumas são mais visuais e preferem escrever. Outras são mais auditivas e vão optar por falar. E há um terceiro grupo, o das sinestésicas, que percebem o mundo externo, os sentimentos, as sensações corporais e os movimentos, e se expressam por gestos e emoções”, conta.

Cena do filme "Sexta-feira muito louca" (Foto: Reprodução)

Aqui, a gente te mostra em quais gestos você pode apostar – and arrasar – para demonstrar seu carinho.

1- Reconheça sua importância de forma explícita
É importante deixar claro para as pessoas que você ama qual é a importância que elas têm na sua vida. Recebeu um agradecimento sincero e bem direto de alguém? Ou agradeceu, de coração e em voz alta, por algo que esta pessoa tenha feito? Pode apostar que é amor. Faça o mesmo por sua mamis.

2- Resgate álbuns de família
Que tal folhear um álbum de família com fotos antigas de quando você era criança? Vale pedir para sua mãe contar a história daquele momento. Quer mais momento mais nostálgico – e divertido! – do que esse?

3- Sorria!
Um sorriso depois de um abraço é um grande sinal de envolvimento e de amor. Muitas pessoas têm dificuldades em falar sobre seus sentimentos, mas deixar isso transparecer no rosto é uma maneira de fazer sua mãe se sentir querida e amada.

4- Mandar um WhatsApp sem motivo
Receber uma mensagem, hoje, equivale a um telefonema de uns anos atrás – com toda a ansiedade incluída no combo emocional.“Enviar inesperadamente uma mensagem que se sabe ser de enorme significado para o outro pode substituir um eu te amo”, afirma Ana Maria. Bibianna completa: “É um sinal de que um está pensando no outro e quer demonstrá-lo”.

5- Façam o almoço juntos
Nesta data tão especial, os restaurantes costumam ficar lotados, o que causa um tempo de espera enorme, mesmo que você faça reserva. “Que tal se organizar para neste dia tirar sua mãe da cozinha e oferecer a ela um almoço preparado por um ou por todos os filhos? Uma ideia muito bem vinda é montar uma linda mesa de café da manhã para quando ela acordar”, indica Mariana Bueno, da Personal Imagem e Comportamento.

6- Grave um CD com músicas que ela goste
Ok, a gente sabe que hoje todo mundo ouve música através de plataformas de streamings, mas que tal surpreender sua mãe com um disco gravado – and personalizado – por você? Vale colocar aquelas músicas que vocês cantam juntas no carro, que ela lava a louça cantarolando…

7- Faça concessões
Quando se ama, abrir mão de algo pelo outro não dói. “Amar é fazer concessões”, afirma, categórica, Bibianna. “São as pequenas concessões do dia a dia que fazem uma enorme diferença.” Isso vale para todos os dias do ano, tá, e não somente para este segundo domingo de maio.

8- Relembre a adolescência dela
Que tal colocar um filme que tenha marcado a adolescência da mamis pra vocês assistirem juntas? Isso pode abrir espaço pra ela te contar fatos divertidos que marcaram a sua juventude. Divertido, né?

9- Faça um piquenique com sua mãe e avó
Unir gerações é o que há! Que tal levar sua mãe e sua avó ir fazer um piquenique no parque ou em um lugar arborizado de sua cidade? Vale ouvir as histórias divertidas das duas.

10- Prenda bilhetinhos fofos pela casa
Cole bilhetinhos com mensagens fofas nas maçanetas pelas quais ela passará durante o dia. Imagina a cara de surpresa e a emoção dela ao ver cada declaração. <3