Paolla Oliveira virou uma super-heroína parar seu próximo papel na TV Foto: Claudio Duarte
Tamanho do texto A A A

Paolla Oliveira cumpria sua rotina de exercícios em casa quando o interfone tocou. Era o vizinho preocupado com o barulho que vinha de lá. Do outro lado da linha, um funcionário da atriz explicou que era apenas Paolla dando duro e suando a camisa para viver sua personagem em “A força do querer”, a próxima novela das nove.

Desde que foi convidada para interpretar Jeiza, uma policial que sonha virar campeã de MMA, na trama de Gloria Perez, ela tem se dedicado a uma intensa preparação. Em seis meses, a musa se transformou numa espécie de heroína com superpoderes. Não é exagero. Paolla já subiu de grau no jiu-jítsu e tem tudo para virar faixa azul até o meio do ano.

Paolla Oliveira na novela
Paolla Oliveira na novela “A força do querer” Foto: Gshow

No centro de treinamento que montou em casa, ela faz exercícios com pesos e elásticos. Além de muitos chutes, joelhadas, cotoveladas e socos. Paolla também tem aprendido técnicas de defesa pessoal e desarmamento. Sua força tem impressionado até o vizinho.

“Paolla é uma guerreira e tem se dedicado muito. O corpo que ela conquistou é uma consequência da técnica. Ela quer levar todos esses ensinamentos para a vida”, conta Érica Paes, campeã mundial de jiu-jítsu e lutadora de MMA, que acompanha de perto o empenho da estrela da TV: “Ela vai ser madrinha de uma campanha que vamos lançar para incentivar as mulheres a aprenderem defesa pessoal. O foco são aquelas que se sentem, de alguma forma, ameaçadas”.

Paolla Oliveira e Érica Paes: parceria
Paolla Oliveira e Érica Paes: parceria Foto: reprodução/ instagram

A entrega para a nova personagem é tanta que Paolla dispensa dublê nas cenas de ação e até influenciou o noivo , o diretor da novela, Rogério Gomes (o Papinha) na luta. Ele, inclusive, já ganhou um quimono para começar a treinar também. E aí, vai encarar?

O diretor Rogério Gomes, o Papinha, está noivo de Paolla Oliveira
O diretor Rogério Gomes, o Papinha, está noivo de Paolla Oliveira Foto: Marcos Ferreira

A tutora

Érica Paes não é apenas treinadora, mas também musa inspiradora tanto para Paolla quanto para a autora Gloria Perez, que se encantou com sua história de vida. Nascida no Pará — ela é prima da atriz Dira Paes —, a lutadora conquistou muitos títulos, mas é lembrada, em especial, pela vitória no octógono em cima da até então imbatível Cris Cyborg, em 2005.

Érica Paes: treinadora e musa inspiradora
Érica Paes: treinadora e musa inspiradora Foto: Mariza Fonseca/ divulgação

Enquanto treina a atriz, Érica também faz aulas de interpretação. Ela ganhou um pequeno papel em “A força do querer”. Mais uma vitória para a nova amiga de infância de Paolla Oliveira — recentemente, elas foram sambar juntas no ensaio da Grande Rio. “Paolla é uma irmã que a vida me deu. A gente se identifica. Ela tem me ensinado a doçura, e eu, a grosseria”, brinca.

Érica Paes: treinadora e musa inspiradora
Érica Paes: treinadora e musa inspiradora Foto: Mariza Fonseca/ Divulgação

Envolvida em vários projetos sociais, Érica acredita na importância de as mulheres aprenderem a se defender e relata uma triste experiência: “Já sofri duas tentativas de estupro. Todas foram frustradas porque eu sabia como me defender”.

Extra