Vale do Piancó Notícias

Muito se falam nas “3 Marias”, na “Casa das 7 Mulheres”, como sinônimo de bravura, mas ninguém nunca ouviu falar na Casa das 7 Camilas e 1 Camilo, tão pouco do sofrimento dessa família. Pois bem! A história de sofrimento, tanto da mãe, a senhora Izabel Araruna de 97 anos de idade, quanto das próprias filhas e do filho Camilo, é uma história que ocorre em todos os recantos do país, mas que assim como a dessa família, são histórias em anonimatos.

A princípio é necessário explicar que a senhora Izabel, que tinha problemas de saúde, fez uma promessa para São Camilo, seguindo o exemplo de uma amiga, para não sofrer nenhuma complicação no parto e ter seus filhos, a partir do sétimo, com saúde. E assim ocorreu a promessa e seu cumprimento. A partir do sétimo filho da senhora Izabel Araruna, todos que nascessem seriam batizados de Camilo ou Camila. Veio o sétimo, o oitavo, o novo (… ) não perca a conta, nasceu o décimo quinto filho de Dona Izabel, completando assim sete mulheres batizadas de Camila e um homem batizado de Camilo. Ocorreu, que segundo umas das filhas, um “trabalho de bruxaria” foi feito na residência da família, na época localizada no sítio Caiçara, município de Conceição, e algumas das irmãs Camila têm problemas de saúde. Uma delas vive dentro de um quarto isolada. Outras controlam a saúde à base de medicamentos, conforme narra uma das irmãs.

A família da senhora Izabel Araruna viveu por muitos anos no sítio Caiçara, zona rural de Conceição, onde todos os filhos nasceram. A propriedade, que pertencia à família, foi vendida e a família foi morar na cidade de Bonito de Santa Fé, ficando somente uma das filhas em um sítio nas proximidades do Distrito da Mata Grande. . Quase todos se casaram e formaram famílias, a maioria mora em Bonito de Santa Fé.